Açores são a única região a registar crescimento na criação de empresas

Número de novas empresas criadas nos Açores cresceu 11% até março, face ao período homólogo, enquanto as insolvências cresceram para um total de seis

Os Açores foram a única região do país a registar mais constituições de empresas no primeiro trimestre de 2024 do que no período homólogo.

De acordo com dados da Informa D&B, o número de novas empresas criadas em Portugal ascendeu a 14.351 até março, menos 8,6% face a idêntico trimestre de 2023, que refere que quase todos os setores registaram um decréscimo na criação de novas empresas, destacando que a exceção foi o setor da Construção, que cresceu 6,4%, com um total de 1847 novas empresas, mais 111 que no período homólogo.

“O setor mantém uma tendência de crescimento há 3 anos, sendo este o quinto trimestre consecutivo em que regista um aumento na criação de empresas. Entre as diversas atividades do setor, destaca-se a ‘Construção e promoção de edifícios’, que neste trimestre tem mais 70 novas empresas”, salienta.

Na sua análise geográfica, a consultora realça é transversal a quase todas as regiões de Portugal, sendo que a única exceção são os Açores.

“Neste caso, a Região Autónoma dos Açores foi a única registar mais constituições de empresas neste trimestre do que o período homólogo (+11%; +20 constituições de empresas)”, revela a consultora.

A Informa D&B refere ainda que seis empresas dos Açores iniciaram um processo de insolvência no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde ao dobro, face ao período homólogo de 2023 (passaram de três no primeiro trimestre de 2023, para seis neste trimestre).

No todo nacional, 544 empresas iniciaram um processo de insolvência no primeiro trimestre de 2024, o que corresponde a um aumento de 7,9% (+40 processos de insolvência) face ao período homólogo.

Sendo de realçar que esta subida é maioritariamente suportada pelo aumento do número de insolvências no setor das Indústrias (+78%; +76 processos de insolvência), já que a maioria dos setores de atividade desceu neste indicador. Para além das Indústrias, Retalho e Tecnologias da informação e comunicação foram os únicos setores que viram crescer o número de insolvências.

 

Açoriano Oriental (08/04/2024)