Combate ao desperdício alimentar junta especialistas na ilha Terceira

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), promove o Seminário “Até à Última Pisca”, no dia 22 de setembro, entre as 14h30 e as 18h00, na Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, com o objetivo de gerar debate e definir estratégias para o combate ao desperdício alimentar.

A iniciativa vai juntar especialistas governamentais, empresariais e de solidariedade social sobre duas temáticas, a primeira mais relacionada com a estratégia e planeamento para combater o desperdício alimentar, e a segunda com presença empresarial e de organizações que implementam projetos e ações de combate ao desperdício. As inscrições são livres e abertas aos interessados através da CCAH (telefone 295 204 810 ou email geral@ccah.eu), ou diretamente pelo link https://forms.gle/PRNkkqjCkGZfPA748

Assim, o Seminário arranca às 14h30 do dia 22 de Setembro, com a sessão de abertura. Entre as 15h00 e as 16h15 decorre o 1º painel, sob a temática do plano de ação de combate ao desperdício alimentar, com a presença de João Toledo e Francisco Caldeira, técnicos da Organização da Produção Agroalimentar da Direção de Serviços de Competitividade do GPP – Ministério da Agricultura e Administração, responsável pela Comissão nacional de Combate ao desperdício alimentar, Bela Dutra, técnica da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, entidade coordenadora a nível regional do plano de combate ao desperdício, e Pedro Melo, da Associação Empresarial para a Sustentabilidade dos Açores. A sessão conta dom moderação do jornalista Vasco Pernes.

A partir das 16h30 tem lugar uma Mesa Redonda, moderada pela vice-presidente da CCAH, Helga Barcelos. São convidados Hunter Halder e Mayara Franco, da Refood Portugal, movimento independente, sustentável e voluntário, dedicado à recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas através da inclusão da comunidade local, Isabel Soares, da Fruta Feia, cooperativa que visa alterar padrões de consumo, para que sejam comercializados de forma igual todos os produtos hortofrutícolas com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato, e Leon Biermann, da empresa Bananika, bebida produzida na ilha Terceira, que utiliza os excessos de banana da produção local.

O Seminário conclui o projeto “Até à última pisca”, apoiado pelo Programa Operacional Açores 2020, e que arrancou em meados de novembro de 2022. Direcionado ao canal HORECA, foi composto por várias etapas, primeiro com uma avaliação individualizada do grau de desperdício em estabelecimentos aderentes, planos de ação para reduzir o desperdício alimentar, momentos de consultoria para acompanhar a implementação do plano, e sessões de workshops conjuntas.

O Desperdício alimentar em Portugal representa cerca de 1,89 milhões de toneladas por ano. 237 mil toneladas proveem da restauração e hotelaria, sendo perdidos ou desperdiçados cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos produzidos para consumo humano.