Festival do Alho da Graciosa com menus especiais na restauração

Começa, na sexta-feira, 25 de janeiro, a 1ª Edição do Festival do Alho da Graciosa, com menus especiais na restauração da ilha.

Os restaurantes Costa do Sol, Jale, JJ e Remember Azores, do Graciosa Resort, vão ter disponíveis, até ao dia 03 de fevereiro, ementas especiais com entrada e prato principal, concebidos com alho, pelo preço de 12€.

A iniciativa é parte do Festival do Alho da Graciosa, no âmbito do plano desenvolvido no ano de 2018 pelo Governo dos Açores, através da SDEA, com a parceria da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores. Além da vertente da gastronomia, o Festival inclui uma conferência, showcooking, atividades com crianças, exposições, visitas guiadas aos campos agrícolas da Graciosa e um fórum de produtores de alho da Graciosa.

Assim, a 01 de fevereiro, na Adega Cooperativa da ilha Graciosa, decorre a “Escola do Alho”, momento em que alunos do 1º ciclo das escolas da Graciosa vão adquirir noções sobre a cultura do alho, experienciando a plantação. Pelas 16h30, após o fórum dos produtores de alho da Graciosa, há a abertura oficial da iniciativa, com welcome drink, também no espaço da Adega. No mesmo local, a partir das 18h00, realiza-se um showcooking com o gastrónomo António Cavaco.

No dia seguinte, 02 de fevereiro, decorre, no Centro Cultural da Graciosa, uma conferência aberta ao público. Inicia-se a partir das 14h30, com um painel dedicado às Características e Produção. São oradores Adelaide Mendes, do IAMA, com uma abordagem sobre a história do alho na Graciosa e as suas particularidades, Graça Silveira, da Universidade dos Açores, com a apresentação de um estudo onde se expõe os benefícios da utilização do alho para a saúde humana, e António Cavaco, da Confraria dos Gastrónomos dos Açores, com uma abordagem sobre a conjugação entre os produtos locais e a gastronomia. Às 16h30 começa o segundo painel, totalmente dedicado a estudos de caso, para que se possa ter perceção sobre a produção de alho no panorama nacional e internacional. São oradores José Castro, da empresa Agrialho, para falar sobre a produção e transformação de alho, Bruno Moura, da organização Agromais, com o tema da organização de produtores hortícolas, e o ex-Presidente do Festival do Alho de Gilroy, Gregg Bozzo, para abordar o caso de Gilroy e como esta cidade se tornou na capital mundial do alho. A partir das 18h00 há o encerramento da conferência pelo Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

A participação na conferência é livre, mas necessita de inscrição prévia, de modo a garantir lugar para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do telefone 295 204 810 ou email geral@ccah.eu.  

O programa completo e os menus dos restaurantes podem ser consultados no site da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, em http://www.ccah.eu/, no site do evento, https://sites.google.com/ccah.eu/festivaldoalhograciosa/, ou no facebook, em http://www.facebook.com/festivaldoalhograciosa/.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e do Hotel Graciosa Resort.