Açores com condições para fazer conversão para a pecuária biológica

O diretor regional do Desenvolvimento Rural considera que existem nos Açores condições muito favoráveis para a conversão para a pecuária biológica.

Na abertura do workshop ‘Pecuária em Modo de Produção Biológico (MPB)’, organizado pela GRATER, Valter Bragasublinhou que se trata de uma oportunidade que os produtores devem saber aproveitar.

“A tradicional utilização de pastagens durante todo o ano, um sistema de produção em que os animais estão bem adaptados e a existência de apoios financeiros são condições favoráveis ao desenvolvimento da pecuária biológica nos Açores, que devem e podem continuar a ser aproveitadas pelos produtores”, referiu Valter Braga.

Para o diretor regional, dada a crescente procura e valorização do mercado por produtos deste tipo e também o apoio que a futura Política Agrícola Comum (PAC) vai proporcionar a este tipo de produção, “os produtores devem encarar a pecuária biológica como uma alternativa viável”.

“A colocação no mercado de carne, de leite ou de produtos hortícolas e frutícolas biológicos satisfaz as necessidades de cada vez mais consumidores e, ao mesmo tempo, contribui para a preservação de importantes e limitados recursos”, salientou, acrescentando que, deste modo, os Açores dão também um contributo para mitigar as emissões de metano e CO2 na agricultura.


Fonte: Açoriano Oriental