Número de beneficiários do RSI diminui para menos de 16500

Número de beneficiários de RSI foi de 16412 em julho de 2019, sendo necessário recuar ao mês de fevereiro de 2011 para se encontrar um número idêntico (16495).

Secretária da Solidariedade Social refere aumento da criação de postos de trabalho.

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) nos Açores situou-se, no mês passado, abaixo dos 16500 pela primeira vez desde fevereiro de 2011.

Os dados da informação estatística da Segurança Social mostram que o número de beneficiários de RSI foi de 16412 em julho de 2019, sendo necessário recuar ao mês de fevereiro de 2011 para se encontrar um número idêntico (16495).

Numa comparação com o mês anterior o número de beneficiários do RSI apresenta uma manutenção no total (mais três indivíduos), enquanto relativamente a julho de 2018, este apoio decresceu 8% (menos 1423 indivíduos).

Ao Açoriano Oriental, fonte da Secretaria Regional da Solidariedade Social, explicou que de julho 2018 a julho de 2019, cessaram 537 processos por aumento dos rendimentos, fruto da inserção laboral, e que 257 cessaram a pedido do requerente, pela alteração positiva das condições socioeconómicas que motivaram o requerimento.

“A redução verificada é sustentada e real e traduz-se numa melhoria das condições de vida de muitos açorianos”, referiu, realçando que “assume particular relevo na descida dos beneficiários do RSI o sucesso de todas as medidas de emprego implementadas, quer junto das empresas, quer na formação, qualificação e inserção laboral dos trabalhadores, o que tem resultado no aumento da criação de postos de trabalho e numa crescente redução do desemprego, atingindo em julho uma descida de 11,1%”.

Por outro lado, é destacado “o trabalho dos técnicos que acompanham as famílias e prestam o apoio psicossocial no sentido de trabalhar para a mudança dos contextos de vida, da motivação e sensibilização para a importância do trabalho na promoção de competências sociais básicas”.

As estatísticas da Segurança Social revelam ainda que a prestação média de RSI foi de 84,03 euros por beneficiário, ou seja, menos 0,4% do que o valor revisto de julho de 2018 (84,36 euros).

Por família, a prestação média foi de 277,33 euros, sendo menos 0,5% do que no período homólogo (278,66 euros).

Sobre estes valores, a Secretaria Regional da Solidariedade Social, destaca que “os Açores continuam a ser das regiões com a prestação de RSI, por beneficiário, mais baixa, o que decorre da tipologia dos agregados familiares, agregados numerosos, mas com muitas crianças com idade inferior a 18 anos.

Ou seja, pelo facto de termos famílias numerosas, temos mais beneficiários e menores prestações por beneficiário.”

“Importa referir, ainda, que na Região a sinalização efetuada pela rede de suporte tem um caráter próprio, isto é, são sinalizadas à Segurança Social todas as situações sociais vulneráveis identificadas que preencham condições de atribuição do Rendimento Social de Inserção. Esta medida leva a que estes agregados sejam sinalizados e encaminhados, por forma a acautelar melhores condições de vida às famílias beneficiárias, o que vem contribuir para que os Açores registem um elevado número de beneficiários de RSI”, acrescenta a mesma fonte.

No total do país, o número de beneficiários de RSI também diminuiu face ao ano anterior, ainda que de forma menos acentuada. Assim, registaram -se 211556 beneficiários em Portugal, o que significou uma descida de 0,4% no total (menos 860 indivíduos) face ao valor revisto do mês anterior (212 416). Relativamente a julho de 2018, este apoio decresceu 3,8% (menos 8355 indivíduos).

Dos 20 distritos a nível nacional, apenas Évora, Portalegre e Viseu tiveram uma descida maior que os Açores, ao nível dos 11%.


Fonte: Açoriano Oriental