Agricultura familiar vai ter regime de apoio

Vasco Cordeiro anunciou ontem que o executivo vai apresentar nas próximas semanas uma proposta de regime jurídico de apoio à agricultura familiar nos Açores, tendo em vista reforçar a sua competitividade e o contributo para o desenvolvimento da Região.

“Até ao final deste mês, início de junho, o Governo Regional enviará às instituições representativas deste setor a proposta de definição de um regime jurídico de apoio à agricultura familiar”, afirmou o presidente do governo.

Vasco Cordeiro referiu ainda que se pretende “uma atenção e um cuidado em relação à existência e à dimensão dessas explorações, de forma a reforçar a sua competitividade e a forma como contribuem para o desenvolvimento de toda a Região”.

Segundo o comunicado, o presidente, que falava na sessão comemorativa do 75º aniversário da Finisterra – Cooperativa de Laticínios do Topo, destacou o trabalho desenvolvido por esta instituição ao longo dos anos e a dimensão e importância que assume, não apenas ao nível da ilha de São Jorge, mas num setor de grande importância para a economia regional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou também a importância do movimento cooperativo e apontou a necessidade de prospetivar o futuro, deixando “uma mensagem de confiança e de esperança, mas não de ingenuidade ou de irresponsabilidade”.


Fonte: Açoriano Oriental