Comerciantes vão ter formação para evitar venda de álcool a menores

Formação, que vai abranger 780 profissionais ligados à venda de álcool, tem por objetivo promover competências em boas práticas de comercialização de bebidas alcoólicas, de modo a evitar a venda a crianças e adolescentes.

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências vai promover uma formação que vai abranger 780 profissionais ligados à venda de álcool, destinada a promover competências em boas práticas de comercialização de bebidas alcoólicas de modo a evitar a venda a crianças e adolescentes.

Segundo revelou ao Açoriano Oriental a diretora regional de Prevenção e Combate às Dependências, esta formação, concebida “numa clara intervenção sistémica e transversal de prevenção dos problemas associados ao uso nocivo do álcool e que concebeu um módulo de formação, em parceria com a INSCO”, destina-se a vendedores, operadores de caixa, gestores de supermercados e hipermercados, como objetivo de “formar e dar competências em boas práticas de comercialização de bebidas alcoólicas de modo a evitar a venda a crianças e adolescentes, de acordo com a legislação atual”.

A formação, que vai decorrer de maio a outubro, deverá abranger 780 profissionais e será realizada nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, onde estão sedeados espaços comerciais ligados à INSCO.

Neste contexto, para além de se garantir o desenvolvimento de competências em boas práticas de comercialização de bebidas alcoólicas, esta formação inclui ainda um módulo em prevenção do uso nocivo do álcool para capacitação pessoal dos próprios profissionais.

Suzete Frias lembrou também que estas atividades estão enquadradas no Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool que integra iniciativas no âmbito da procura, mas também no âmbito da oferta.

“A criação do Fórum Regional Álcool e Saúde, em 2018, que agrega um conjunto de 36 entidades, que assinaram uma carta de compromisso com o objetivo de promover atividades que reduzam o mau uso do álcool, tanto no que diz respeito à procura, como no que diz respeito à disponibilização e venda, facilitou a operacionalização desta medida”, realçou.

Atualmente, 36 entidades integram o Fórum Regional Álcool e Saúde (FRAS), entre as quais se incluem entidades ligadas à oferta, ou pela venda e disponibilização, ou pela fiscalização ou licenciamentos.

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a Inspeção Regional de Atividades Económicas, a GNR e PSP, a Wine in Azores, INSCO, Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde e a Confraria dos Gastrónomos, são algumas destas identidades.

“São objetivos gerais deste Fórum a prevenção, a dissuasão e a redução dos problemas relacionados com o consumo de álcool, e a garantia de que a venda e consumo de álcool no mercado seja feita de forma segura e não indutora”, elencou a diretora regional, realçando: “Foi com grande satisfação que o Governo Regional encarou as iniciativas propostas pelos parceiros que demonstraram criatividade e empenho”.

Suzete Frias recordou ainda que para estimular e distinguir entidades regionais que contribuem com projetos com relevância no contexto da Intervenção Social e Comunitária, foi decidido criar o Prémio FRAS.

“Acreditamos que a médio prazo estas iniciativas implementadas de uma forma concertada irão concorrer decididamente para a diminuição dos problemas relacionados com o mau uso do álcool, bem como, para uma prevenção eficaz”, concluiu.


Fonte: Açoriano Oriental