OTL-J pronto para receber 3200 jovens este ano

Direção Regional da Juventude diz que são precisas mais entidades a inscrever-se para que haja capacidade de integrar mais jovens no programa.

O diretor regional da Juventude afirmou, ontem, na Praia da Vitória, que o OTL-J, programa de ocupação de tempos livres juvenis promovido pela Direção Regional da Juventude, está “pronto para receber 3200 jovens em 2019”.

Na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na sessão de apresentação do OTL-J para este ano, Lúcio Rodrigues destacou que, este ano, foram “consolidadas as alterações feitas em 2018”, com base no “feedback obtido junto dos jovens”.

Lúcio Rodrigues adiantou que a “grande alteração e o grande reforço é o subprograma Ambiente e Turismo” que se espera que seja “mais uma ferramenta para os jovens”.

O diretor regional da Juventude realçou que, este ano, será “mantida como padrão” o Ocupação em Férias, um “programa muito importante e transversal às nove ilhas dos Açores, que decorre durante o mês de julho”, mas também o Jovens Ativos, que é “um subprograma de inclusão social”.

Para Lúcio Rodrigues, o programa Jovens Estudantes “é mais um complemento aos jovens que, por um motivo ou por outro, ainda não concluíram os estudos e ainda não prosseguiram os estudos superiores”.

O diretor regional sublinhou que, em 2018, foram “enquadrados cerca de 90% dos jovens que se candidataram”, acrescentando que “não foram enquadrados mais porque não havia mais entidades organizadoras, pese embora este número tenha subido em 2018”.

Nesse sentido, salientou que, de 2017 para 2018, houve “mais entidades organizadoras a inscrever-se”, realçando, contudo, que “precisamos de mais”.

“A DRJ tem feito um reforço de divulgação dos programas e subprogramas OTL-J em todas as ilhas dos Açores, ‘in loco’, no terreno, com as nossas IPSS, com as nossas autarquias, com as nossas escolas, até com os próprios jovens”, afirmou Lúcio Rodrigues.

“Esperemos (...) que haja mais entidades a abrir portas e a proporcionar aos jovens açorianos a oportunidade de terem uma experiência pré-laboral”, frisou o diretor regional.

As inscrições para o Programa OTL-J abrem hoje, 5 de abril, e terminam a 5 de maio, devendo os interessados consultar o endereço eletrónico https://otl.azores.gov.pt.


Fonte: Açoriano Oriental