Retroceder

ACORES-03-0853-FEDER-000028 – CICLO “QUALIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE”

ACORES-03-0853-FEDER-000028 – CICLO “QUALIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE”

Tema: CCAH
Data: De 1 Out 2018 a 31 Mar 2020

Partilhar Projeto


Sobre o projeto

»» DESIGNAÇÃO DA OPERAÇÃO: ACORES-03-0853-FEDER-000028 – CICLO “QUALIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE”

»» OBJETIVO PRINCIPAL:
Reforçar a Capacitação Empresarial das Empresas regionais para a Competitividade.

»» DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O Ciclo “Qualificação e Sustentabilidade” surge como uma proposta estratégica para o aperfeiçoamento de um ambiente empresarial propício ao desenvolvimento dos Açores.
com a implementação do projeto “Ciclo Qualificação e Sustentabilidade” pretende-se realizar, na totalidade, 2 Conferências e 6 Seminários nas áreas dos Agroindústria e Turismo, eixos estratégicos para impulsionar a sustentabilidade da economia regional. Simultaneamente, pretende-se transferir conhecimentos mais práticos às empresas, através da realização de 12 workshops/oficinas práticas, que incidam sobre os eixos estratégicos abordados. Posteriormente, e para que os conhecimentos possam ser aplicados pelos participantes nas oficinas práticas, pretende-se desenvolver iniciativas coletivas que abrangem diversos setores de atividade.
No final de cada conferência deve surtir um documento, com as principais conclusões, desafios e medidas a desenvolver, que será disponibilizado a todos os associados (Terceira, Graciosa e São Jorge), com um alcance aproximado de 750 empresários. No final dos workshops serão efetuados inquéritos de balanço aos participantes, e difundidas a informações transmitidas pelos facilitadores.


»» OBJETIVOS:
- Fortalecer a cooperação entre empresas;
- Fomentar o “networking” entre empresários;
- Dinamizar o tecido empresarial;
- Analisar o estado da economia regional;
- Identificar as principais dificuldades conjunturais e os principais desafios estruturais da economia regional;
- Identificar as grandes oportunidades de desenvolvimento da economia regional;
- Envolver ativamente os empresários para a definição de estratégias e de soluções concretas para a economia dos Açores;
- Orientar as empresas para mercados maiores e mais exigentes;
- Aumentar a qualificação específica dos empresários em domínios relevantes para a estratégia da economia regional, nomeadamente nas áreas do turismo, agroindústria e transportes.

»» ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo

»» CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 204.855,21€

»» COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 174.126,93€

»» RESULTADOS: Como resultado espera-se uma maior capacitação das empresas locais, na sequência de uma aposta renovada na qualificação e diferenciação de alguns produtos e serviços, tendo em vista um melhor posicionamento no contexto nacional e internacional.