CCAH reforça defesa da interconexão elétrica dos Açores

As recentes notícias da intenção de interconexão elétrica, através de ligação de cabo elétrico de Portugal a Marrocos, bem como os trabalhos já desenvolvidos pela Madeira, para a instalação do cabo de energia denominado “cabo elétrico entre as ilhas da Madeira e Porto Santo” que partirá da ilha da Madeira (baía do Faial) com destino à ilha do Porto Santo (enseada da Morena), vêm dar razão à ideia defendida pela CCAH sobre a necessidade de ligar todas as ilhas dos Açores através de cabo elétrico, otimizando assim os recursos energéticos renováveis existentes e os investimentos realizados. A aposta nesta interconexão elétrica açoriana tem como objetivo poder reduzir as tarifas elétricas, ajudando assim a economia e as empresas destas ilhas, que têm sido tão massacradas pelo não apoio no aumento da TSU, pelo aumento de 5% do salário mínimo regional, pelo atraso na chegada dos apoios às empresas, entre tantos outros constrangimentos que dificultam e restringem o desenvolvimento empresarial e social na nossa região.

A CCAH continua a defender que os 147 milhões que a EDA recebe a título compensatório pela ERSE têm de ser bem utilizados. Quanto mais ineficiente for a gestão, mais a EDA ganha e este paradigma tem de ser alterado, até porque quem paga esta ineficiência são as empresas.

Além disso, a CCAH vê com grande preocupação as informações que tem recebido referentes aos cancelamentos de débitos diretos por parte das empresas, como solução para fazer face à falta de liquidez das mesmas, provocada pelo aumento tarifário da eletricidade.

A CCAH defende, ainda, que não é aceitável que entidades públicas não liquidem as suas dívidas à EDA, no entanto, um qualquer empresário veja a energia cortada ao fim de 3 meses sem pagamento.