Workshop sobre estratégias para redução do desperdício alimentar

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover um workshop sobre estratégias e métodos para a redução do desperdício alimentar, nos dias 10 e 11 de janeiro, na Escola Profissional da Praia da Vitória. O workshop decorre no âmbito do Programa “Até à última pisca”, desenvolvido em parceria com a empresa Chefs Agency, para apoiar na redução do desperdício alimentar no canal HORECA, nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa.

Cada workshop terá a duração de 3 horas, em duas sessões, a 10 e 11 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, e está aberto aos interessados, com inscrições a efetuar junto da CCAH. Será ministrado por Chef Nuno Bergonse, consultor, formador e criador gastronómico, mentor de dois projetos sociais pertencentes à Associação Crescer, um de acolhimento de refugiados na cidade de Lisboa e outro onde o serviço é assegurado por pessoas que estão, ou estiveram, em situação de sem abrigo.

Os workshops vão aportar dicas práticas de como minimizar o desperdício, na confeção ou transformação de refeições, mas também na conservação dos alimentos. A importância de fichas técnicas e respetivo food cost e os registos mais relevantes são outras temáticas a abordar.

O Programa “Até à última pisca” é apoiado pelo Programa Operacional Açores 2020 e arrancou em meados de novembro. Composto por várias etapas, prevê uma avaliação individualizada do grau de desperdício de cada estabelecimento aderente do canal HORECA, um plano de ação proposto para reduzir o desperdício alimentar, momentos de consultoria para acompanhar a implementação do plano, e verificação e avaliação do cumprimento das metas estabelecidas com cada estabelecimento aderente.

O Desperdício alimentar em Portugal representa cerca de 1,89 milhões de toneladas por ano. 237 mil toneladas proveem da restauração e hotelaria, sendo perdidos ou desperdiçados cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos produzidos para consumo humano.