CCAH lança programa de apoio à redução do desperdício alimentar

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover o Programa “Até à última pisca”, para apoiar na redução do desperdício alimentar no canal HORECA, nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa.

Para além do objetivo de reduzir o desperdício alimentar no canal HORECA, a iniciativa visa recuperar excedentes alimentares em rede, promover o consumo sustentável de alimentos e o incremento na utilização dos produtos locais e sazonais. É dirigida aos restaurantes, hotéis, pastelarias, snack-bares, cafés ou padarias que pretendam diminuir o desperdício diário e aproveitar ao máximo os produtos alimentares, com poupanças significativas, e colocar o estabelecimento num caminho mais sustentável e preparado para as metas normativas relativas à prevenção da produção de resíduos alimentares. Os interessados podem inscrever-se junto da CCAH.

O Programa “Até à última pisca” é apoiado pelo Programa Operacional Açores 2020 e arranca em meados de novembro. É composto por várias etapas, prevendo uma avaliação individualizada do grau de desperdício de cada estabelecimento aderente, um plano de ação proposto para reduzir o desperdício alimentar, momentos de consultoria para acompanhar a implementação do plano, e verificação e avaliação do cumprimento das metas estabelecidas com cada estabelecimento aderente.

A avaliação, acompanhamento e consultoria serão efetuados em parceria pela empresa Chefs Agency e pelo Chef Nuno Bergonse, consultor, formador e criador gastronómico, mentor de dois projetos sociais pertencentes à Associação Crescer, um de acolhimento de refugiados na cidade de Lisboa e outro onde o serviço é assegurado por pessoas que estão, ou estiveram, em situação de sem abrigo.

O Desperdício alimentar em Portugal representa cerca de 1,89 milhões de toneladas por ano. 237 mil toneladas proveem da restauração e hotelaria, sendo perdidos ou desperdiçados cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos produzidos para consumo humano.