Segunda edição do Fórum Autonómico dos Açores na quinta-feira em São Jorge

A segunda edição do Fórum Autonómico, um espaço de reflexão sobre a autonomia dos Açores, vai decorrer na quinta-feira, na ilha de São Jorge, contando com a presença da engenheira agrónoma Ana Soeiro, foi hoje revelado.

Em nota de imprensa, o Governo dos Açores (PSD, CDS-PP, PPM) avança que a segunda edição daquele fórum vai decorrer “na noite de quinta-feira na ilha de São Jorge”.

Segundo o governo, o Fórum Autonómico “é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos açorianos”.

O executivo realça que Ana Soeiro foi representante de Portugal no Comité Europeu da Indicação Geográfica Protegida (IGP), da Denominação de Origem Protegida (DOP) e da Especialidade Tradicional Garantida (ETG).

Segundo o comunicado, Ana Soeiro “desenvolveu o sistema de identificação e qualificação dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia, sendo responsável direta por cerca de uma centena de registos”.

A segunda edição do Fórum Autonómico vai ser integrada na visita estatuária do Governo Regional à ilha de São Jorge, que vai decorrer de 27 a 29 de outubro.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

A primeira edição do fórum decorreu na segunda-feira, na ilha Graciosa, com a presença do economista Flávio Tiago.

Em 24 de fevereiro de 2021, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou a criação de um fórum autonómico, “prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política”, indicando que serão convidadas “personalidades regionais, nacionais e europeias”.

Na altura, numa comunicação ao parlamento regional, Bolieiro declarou: “Está na hora de erguer e aqui anúncio um fórum autonómico, prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política e das regiões autónomas”.

Fonte: Açores 9