Valorização do Leite (Comunicado)

Foi com enorme surpresa que o grupo de industriais que se reuniu no passado dia 06 de setembro, no NONAGON, iniciativa liderada pela CCAH e pelo NELAG, leu as recentes declarações do Secretário da Agricultura sobre o preço do leite e a sua valorização, tendo por base a qualidade (sólidos - matéria gorda e proteína) e não a quantidade de litros.

Na verdade, os industriais de lacticínios dos Açores ainda não obtiveram qualquer resposta por parte da Secretaria sobre o roteiro apresentado no início de agosto, para transição para uma valorização do leite com base nos sólidos e cuja aproximação entre indústria e produção deve ser proporcionada pela Secretaria, postura que também não tem sido seguida por esta.

Esta tabela irá beneficiar um conjunto alargado de produtores, numa primeira fase, e os restantes quando iniciarem a transição para um sistema de produção baseado num maior teor de sólidos por litro, período que a indústria propõe que seja de entendimento entre os parceiros.

O grupo relembra, ainda, que tem sido a Indústria a pôr o tema na mesa, acreditando ser uma das estratégias para a valorização do leite aliada à alteração da atual forma de conceção de apoios, todos baseados e a potenciar a quantidade de litros.

Recordando a existência de um estudo, com mais de dois anos, elaborado pela Secretaria, que não pode ser negligenciado quando o tema da qualidade do leite na região estiver a ser debatido.

Por fim, a Indústria também continua a aguardar a divulgação, para debate, das propostas para alteração do POSEI que foram entregues em finais de julho e que são fundamentais para a estratégia do sector do leite nos Açores.