Reunião com Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia e com a Direção da Associação de Turismo dos Açores

A Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reuniu, no passado sábado, 22 de maio, com o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia e com a Direção da Associação de Turismo dos Açores (ATA), na sequência da solicitação de reunião urgente feita pela Direção da Associação empresarial na semana anterior.

Foi-nos comunicado que, ainda no verão IATA deste ano, a SATA irá efetuar as ligações Boston-Terceira, Toronto-Terceira e Oakland-Terceira num total de 9.000 lugares disponíveis, correspondendo a uma redução de 21.82% em relação aos lugares de 2019. Fomos informados que a ATA assume o recomeço da operação da TUI que liga Amsterdão à Ilha Terceira. Foi ainda vincada, por parte da Diretora Regional do Turismo, a determinação em que a Ryanair recomece a ligação Londres-Terceira.

A Direção da CCAH manifestou o seu desagrado com o facto de, durante vários meses, a Terceira ter sido privada de ligações com o exterior às terças e quartas feiras, sendo que essa privação se mantem às terças feiras, pelo menos até ao final do corrente mês. Considera a Direção não ser admissível que a SATA concentre as suas ligações na sexta-feira e sábado, onde já existem duas ligações com Lisboa, garantidas pela TAP e Ryanair, passando, assim, a oferta para três voos, o que manifestamente não se justifica.

A Direção da CCAH alertou a tutela para a necessidade de, atempadamente, se pensar numa solução que permita que a Ryanair continue a voar de forma regular entre Lisboa e a Terceira, tendo o Governo manifestado toda a disponibilidade para que tal aconteça.

No que diz respeito às Ilhas Graciosa e São Jorge, a Direção da CCAH manifestou, ao titular da pasta, a sua preocupação com as ligações, por parte da SATA, a estas ilhas. Foram apresentadas alternativas objetivas para a sua melhoria, tendo em conta os previsíveis constrangimentos resultantes da procura de ligações inter-ilhas devido à implementação das tarifas de 60 euros, o que poderá criar dificuldades de mobilidade aos habitantes das ilhas. As alternativas apresentadas vão permitir que mais turistas cheguem a estas Ilhas, bem como a todas as Ilhas do Grupo Central e Ocidental, favorecendo um desenvolvimento harmonioso de todas Ilhas em igualdade de oportunidades no acesso ao exterior. Foi, ainda, manifestada a determinação desta Direção em trabalhar, em conjunto com o Governo, num modelo de transportes que permita o desenvolvimento, em igualdade de oportunidades, para o tecido empresarial das 9 Ilhas dos Açores, sem qualquer descriminação, como atualmente acontece, tendo sido apresentada uma proposta concreta e devidamente quantificada que permite esse desiderato.

Manifestámos, à Direção da ATA, a nossa insatisfação acerca da forma como a Terceira está a ser promovida no exterior. É convicção da Direção da CCAH que é necessária uma alteração da estratégia, que tem sido errada e insuficiente, e que levará sempre aos mesmos resultados, ou seja, a falta de reconhecimento do destino.