Economia regional desacelera há 9 meses consecutivos

Em Dezembro de 2020, o Indicador da Actividade Económica dos Açores (IAE) regista um decréscimo de 2,7%, valor em linha com a evolução deste indicador desde Março de 2020, mês em que a pandemia Covid-19 começou a ter maior impacte em Portugal.

Na análise dos resultados deste indicador dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.

Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.


Consumo privado aumentou em Dezembro

No mês de Dezembro de 2020 o ICP-Açores (Indicador do Consumo Privado) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 0,2%, mantendo a tendência de recuperação que se verificou nos meses anteriores.

Este valor representa uma recuperação de 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao valor revisto do mês anterior.

O ICP-Açores relativo apenas ao mês de dezembro, calculado em volume e não considerando médias móveis de sete meses, regista um acréscimo homólogo de 1,4%.

O objectivo do ICP-Açores é indicar o sentido (positivo ou negativo) e a magnitude (maior ou menor) das variações do consumo privado nos Açores.

Nesse sentido, o ICP-Açores não deve ser interpretado como a taxa de variação homóloga do consumo privado, tão somente como um indicador dessa grandeza.

Tanto o Indicador da Actividade Económica como o Indicador do Consumo Privado são da autoria do SREA.


Fonte: Jornal Diário