Empresários açorianos querem Plano e Orçamento Regionais com despenalização fiscal no IVA, IRS e IRC

A Câmara do Comércio e Indústria dos Açores reiterou que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência devem dar prioridade à transição digital e às empresas e que se deve “racionalizar o sistema público empresarial” da região.

Em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, Davide Marcos, afirmou que a associação empresarial defende que “se deve racionalizar o sistema empresarial público dos Açores, com alguma contenção, com alocação de recursos correctos, ou seja, as pessoas até podem ser mais bem remuneradas, mas com menos recursos no sector público”.


Transição energética não é prioridade

O dirigente falava aos jornalistas depois de ter sido recebido em audiência pelo Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, na preparação do Plano e Orçamento da região para 2021.

Sobre a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência na região autónoma, a Câmara do Comércio reiterou que “a transição energética não será prioridade nos Açores, mas sim a transição digital, competitividade das empresas e recapitalização das empresas”.

Para os empresários, o novo plano comunitário deve “ser bem distribuído pelas ilhas todas, mas menos burocrático, menos complexo, com menos regulamento e menos regras”.

“Estamos num momento em que precisamos que sejamos rápidos e céleres e que o quadro seja implementado de uma forma menos burocrática”, concretizou Davide Marcos.

 

Apostar na formação profissional

Quanto ao Orçamento da região, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores defendeu que deve “reflectir alguma despenalização fiscal, em sede de IVA, de IRS e IRC”, uma proposta que vai ao encontro do que já foi avançado pelo executivo regional.

Davide Marcos realçou também a necessidade de “consolidar um conjunto de sectores estratégicos como a saúde e a educação” e de apostar na “formação profissional e qualificação”, sem “esquecer os parâmetros de elevação social”.

Ao longo do dia de ontem, o Presidente do Governo Regional e o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública estiveram a auscultar vários parceiros sociais sobre o Plano e Orçamento da região para 2021.

O documento será discutido e votado na Assembleia Regional até Abril.


Fonte: Diário dos Açores