Queijos dos Açores promovidos na cidade canadiana de Toronto

O Centro Açoriano de Leite e Laticínios, com o apoio da Associação Agrícola de São Miguel (AASM) e através do projeto EU Free Grazing Dairy, promoveu os queijos açorianos em Toronto, no Canadá, através de pontos de venda e um workshop.

O projeto EU Free Grazing Dairy, coordenado pela Associação Agrícola de São Miguel, em colaboração com o Centro Açoriano de Leite e Laticínios (CALL), insere-se no âmbito do programa Enjoy it’s from Europe, assumindo como principal objetivo a promoção dos queijos açorianos no Canadá.

Segundo informa nota de imprensa, o workshop em causa contou com a presença de cerca de 40 participantes, de jornalistas a importadores, bem como do Cônsul Geral de Portugal em Toronto e do seu representante da AICEP.

O evento pretendeu dar a conhecer o setor dos queijos nos Açores, apresentando imagens de diferentes explorações agrícolas leiteiras, indústrias de produção de queijos e restaurantes dos Açores.

De acordo com a mesma fonte, o chef Afrim Pristine, da Cheese Boutique, organizou um show cooking no restaurante La Palma, permitindo aos participantes degustar diversas receitas com os queijos dos Açores.

Foram ainda ‘descobertos’ diferentes queijos açorianos, como é o caso do Queijo Prato, Queijo Ilha e Queijo São Jorge DOP, num jogo de identificação das suas características, que permitiu a troca de impressões sobre as tendências de consumo do mercado canadiano e as oportunidades comerciais existentes entre a UE e o Canadá.

O workshop veio, assim, prosseguir a campanha iniciada em agosto passado com outdoors publicitários nas cidades de Toronto e Montreal com o slogan ‘Say Azores Cheese’, seguida pela ‘press trip’ destinada a quatro jornalistas canadianas pelas ilhas de São Miguel e São Jorge e pelas promoções em ponto de venda realizadas em Toronto.


Fonte: Açoriano Oriental