Centro de Cibersegurança cria portal para empresas

O Centro Nacional de Cibersegurança vai lançar até outubro um portal para a cibersegurança das empresas, uma ferramenta para avaliar as necessidades das organizações em termos de capacidade e competência.

“O portal vai permitir, através de um questionário, que as empresas vejam quais os seus níveis de maturidade em várias áreas” de cibersegurança, precisou o coordenador daquele centro nacional, Lino Santos, num encontro ontem em Lisboa promovido pelo Banco de Portugal.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança adiantou que, através daquele portal, as organizações vão saber as capacidade e competências necessárias para atingir determinadas maturidades, nomeadamente de gestão da informação.

O centro vai ainda criar uma “rede de centros de formação” para ajudar as organizações a usar o seu modelo de maturidade da cibersegurança, segundo o mesmo responsável.

“Temos uma das maiores redes de equipas de reação a incidentes” de cibersegurança, disse Lino Soares, adiantando estar planeada a criação de “centros de partilha” destes conhecimentos com as empresas.


Fonte: Açoriano Oriental - Economia