Produtores de banana vão receber mais apoio este ano

O secretário regional da Agricultura e Florestas anunciou que será paga no final de junho a ajuda do POSEI relativa à produção de banana em 2018, cujo montante global será, segundo João Ponte, o maior de sempre, com um aumento de 30 por cento em relação a 2017.

Citado pelo GACS, quando falava à margem de uma visita a um produtor de banana no concelho de Vila Franca do Campo, João Ponte afirmou que “isto acontece porque em 2018 a dotação da ajuda foi reforçada em relação a 2017 e a produção registada cresceu cerca de 20 por cento”.

João Ponte revelou também que a portaria em vigor que regula os apoios à banana será revista para permitir que todos os produtores recebem o apoio, apesar das respetivas organizações não estarem ainda reconhecidas, evitando-se assim penalizar alguns produtores.

O secretário regional da Agricultura e Florestas referiu ainda que 2018 foi um bom ano de produção de banana, acrescentando que só nos últimos quatro anos o crescimento da área de cultivo deste fruto foi superior a 8 por cento.

Contudo, reconheceu, “este ano, a produção deverá ser menor devido à seca registada na Região em 2018, com consequências no ciclo de produção do fruto, mas tem-se verificado uma subida do preço pago ao produtor e, logo, uma maior valorização da produção”.

O secretário regional assegurou também que o Governo dos Açores vai continuar a garantir no âmbito do POSEI, as dotações necessárias para apoiar esta produção, salientando que este ano já foram introduzidas melhorias como a repartição do pagamento da ajuda em dois semestres e novos critérios de atribuição.


Fonte: Açoriano Oriental