Festival de Gastronomia da Ilha Terceira 2019

Decorre, de 20 de março a 14 de abril, a 10ª edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, em 16 restaurantes da Ilha.

Durante o período, os Restaurantes aderentes dispõe de uma ementa especial, inovadora e à base de produtos regionais, pelo preço de 14 euros, composta por entrada, três pratos principais e sobremesa. Os clientes optam por um dos pratos principais, carne, peixe ou vegetariano que, este ano, substitui a opção saudável. Para os mais novos, está disponível um menu criança, por 6 euros, com prato e sobremesa. As ementas especiais estarão traduzidas nas línguas inglesa e espanhola, facilitando a consulta dos visitantes.

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e cofinanciada pelo PO Açores 2020, é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. Participam, nesta edição do Festival, os restaurantes: A Barrica; Albergaria; Azoris Angra Garden; BirouBar; Cais de Angra; Chefes do Pátio; Clube de Golfe da Ilha Terceira; Hotel Beira-Mar (Restaurante Beira-Mar); O Castelinho; Osteria Azzorre; Q.B.; R3; Rocha; Sabores do Chef, Terceira-Mar Hotel (Restaurante Monte Brasil); VerdeMaçã. Os menus poderão ser consultados nesta página ou no Facebook da Associação Empresarial, em https://www.facebook.com/camaracomercioah a partir do início da próxima semana.

Os melhores pratos serão premiados, após o final do festival, contando com as votações do público e do júri, com um peso distribuído de 50/50. O júri efetua a sua votação antes do início do Festival, através de provas cegas com apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória.

A iniciativa foi antecedida por dois workshops específicos para o setor da restauração, também com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória. De 28 de Janeiro a 01 de Fevereiro, decorreu o workshop de Serviço e Venda de Vinhos na Restauração, com o escanção Victor Pinho. De 05 a 07 Fevereiro, o workshop “Alimentos com Conhecimento - Ementas para Pedidos Especiais”, no sentido dos restaurantes terem preparados cardápios específicos para pedidos especiais específicos (celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos, hipertensos, colesterol elevado, entre outros).

No total das 9 edições anteriores do festival foram servidas cerca de 70.000 refeições especiais, movimentando montantes globais superiores a um milhão de euros.