Conferência "Turismo"

A iniciativa está inserida no ciclo de conferências “Cooperação e Competitividade”. O objetivo é promover uma reflexão sobre temáticas relacionadas com os principais setores de atividade da Região Autónoma dos Açores, tendo sempre por base o crescimento e desenvolvimento sustentável dos Açores.

Programa:
10h30 Receção
10h45 Sessão de Abertura
11h00 Painel 1: «Turismo de Natureza»
“Caso de sucesso dos Passadiços de Paiva e o seu impacto no Turismo” – Eng.º. José Neves (Presidente da Câmara Municipal de Arouca)
“Geoparque Açores - o que já foi feito e projetos futuros” – Dr. Luís Botelho (Presidente da Direção do Geoparque Açores)
Moderador: Professor Doutor Eduardo Dias (Universidade dos Açores)
12h00 Pausa para Almoço
14h00 Painel 2: «Património Histórico-Militar Nacional»
“O Turismo Militar a Nível Nacional” – Dra. Teresa Ferreira (Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal)
“Associação do Turismo Militar Português”– Dr. João Pinto Coelho (Secretário-Geral da Associação do Turismo Militar Português)
“Potencial do Turismo Militar na Ilha Terceira” – Dr. Jorge Paulus Bruno (Diretor do Museu de Angra do Heroísmo)
“Património Militar visitável e potenciais novos pontos de visitação” – Coronel Rebouta Macedo (Comandante do Regime de Guarnição nº 1)
Moderador: Dr. Maduro Dias (Museólogo do Museu de Angra do Heroísmo)
16h00 Pausa para café
16h30 Painel 3: «Preservação de Reservas Marinhas»
“Processo de criação e implementação de recifes artificiais” – Tenente Coronel Alberto Braz (Responsável pela criação de recifes artificiais e naufrágios na Madeira)
“As Áreas Marinhas Protegidas - Pesca e mergulho recreativo” - Dr. Filipe Mora Porteiro (Diretor Regional dos Assuntos do Mar)
Moderador: Professor Doutor João Pedro Barreiros (Universidade dos Açores)
17h30 Sessão de Encerramento, com a representante da Direção Regional do Turismo, Dra. Ana Cristina Ávila (Delegada do Turismo de Lisboa)
18h00 Final da Conferência

As inscrições são livres, mas limitadas aos lugares disponíveis. Confirmação de participação para o email marketing@ccah.eu ou telefone 295 204 810, até dia 04 de maio. As inscrições dos Associados da CCAH incluem a entrega gratuita de relatório da atividade empresarial Informa DB (comparação com o setor, balanço e demonstração de resultados, caracterização, incidentes e avaliação de risco).