HistorialMissão, estratégia e objectivosEstatutosOrganogramaOrgãos SociaisMesas SectoriaisRepresentações Entidades

HISTORIAL

O surgimento da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo remonta a 3 de Abril de 1852 e o seu aparecimento deve-se ao desejo de muitos negociantes de “formar uma Associação Comercial que indagando as necessidades do comércio, concilie e promova os seus interesses particulares e gerais, a exemplo do que havia em várias partes da Monarquia...”.

Em reunião realizada para o efeito, naquela data e em casa de um negociante da praça de Angra, foi manifestada a vontade expressa de constituir a Associação e eleita uma Comissão presidida por Thomás José da Silva. Esta foi a primeira manifestação de que há registo, com vista à criação da então Associação Comercial de Angra do Heroísmo, cujos estatutos foram formalmente aprovados em Assembleia Geral realizada a 28 de Abril de 1852 e posteriormente homologados pelo Governo de Sua Majestade a Rainha D. Maria II.

Por alvará de 16 de Outubro de 1940 as Associações Comerciais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória transformaram-se em Grémio do Comércio do Distrito de Angra do Heroísmo.

Por deliberação da Assembleia Geral, realizada a 19 de Março de 1975, o Grémio do Comércio deu lugar à Associação Comercial e Industrial de Angra do Heroísmo.

Por deliberação de Assembleia Geral, realizada a 3 de Dezembro de 1979, é alterada a denominação para Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Associação de Comerciantes, Industriais, Importadores e Exportadores das Ilhas, Terceira, Graciosa e São Jorge.

Pela resolução nº 26/90, de 26 de Fevereiro, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo é declarada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, exercendo a sua actividade na Região Autónoma dos Açores nas áreas do Comércio, da Indústria e dos Serviços.

Por alteração estatutária, aprovada em Assembleia Geral realizada a 19 de Março de 1999, é enquadrada a criação de Núcleos Empresariais e aprovados os respectivos regulamentos, abrindo-se assim caminho à constituição do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, a 22 de Outubro de 1999 e do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa, a 22 de Fevereiro de 2000.

No dia 28 de Abril de 2002, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, comemorou os seus 150 anos de existência, tendo sido condecorada pelo Presidente da República com o título de “Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial”, conforme publicação em Diário da República – II Série de 28 de Maio de 2002.

Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial Câmara do Comércio e Indústria dos Açores

Via Oceânica, Marketing e Informática Lda.