Economia

Retoma da economia açoriana é uma questão de confiança

  • 16 de Outubro de 2009
  • 198 Visualizações, Última Leitura a 24 Novembro 2017 às 05:26
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Sérgio Ávila adiantou ontem, na inauguração da Expoterceira, que os indicadores económicos da Região revelam maior capacidade para o consumo.

A retoma da economia açoriana “é, neste momento, uma questão de confiança dos empresários e dos consumidores”, uma vez que são já visíveis sinais de retoma a nível global e a liquidez financeira das empresas açorianas, bem como o rendimento disponível das famílias, se encontram em patamares que potenciam o crescimento.

A ideia expressa ontem, na Praia da Vitória, pelo vice-presidente do Governo dos Açores, que falava na cerimónia de inauguração da Expoterceira, certame organizado pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, no qual estão representadas 59 empresas.

Sérgio Ávila afirmou no seu discurso que o Executivo açoriano diagnosticou, em devido tempo, os efeitos na Região da crise financeira internacional que provocou nos Açores, como em todo o mundo “o arrefecimento da actividade económica”, considerou.

Segundo o governante, foram tomadas medidas de apoio à liquidez das empresas, bem como às famílias, medidas essas que “se mostraram eficazes no combate às consequências mais nefastas da crise”.

Sérgio Ávila considera por isso, que a situação actual se afigura favorável à normalização da economia açoriana, uma vez que “existe a capacidade de liquidez das instituições financeiras”, para retomar “os níveis de normalidade”.

Para Sérgio Ávila, “o grande desafio da sociedade açoriana (…) é o da confiança”, uma vez que, segundo adiantou, está assegurado para 2010, o mesmo nível de investimento público e de apoio ao sector privado, que em 2009.

Segundo adiantou o responsável, em Setembro deste ano, o valor do rendimento do trabalho, aferido a partir das receitas fiscais, foi “o mais alto” de sempre nos Açores, o que revela maior capacidade para o consumo interno, analisa Sérgio Ávila.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos