Economia

Volume de negócios baixou 9,6 % em Agosto

  • 12 de Outubro de 2009
  • 218 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 16:14
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Em Agosto, o volume de negócios nos sector dos Serviços baixou 9,6 por cento face a Agosto de 2008, depois de uma quebra de 13 por cento em Julho, em comparação com o mesmo mês de 2008.

Em Agosto a "taxa de variação homóloga de -9,6 por cento [foi] 3,4 pontos percentuais superior à verificada no mês precedente", refere o INE- Instituto Nacional de Estatística, que hoje divulgou os dados.

O contributo mais influente para esta variação foi dado pela secção do Comércio por Grosso; Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos, que registou uma quebra de 6,5 pontos percentuais em consequência de uma taxa de variação negativa de 11,1 por cento (contra -16.3 por cento em Julho).

A secção de Alojamento, Restauração e Similares foi a única a registar uma variação homóloga positiva (,06 por cento) acima do verificado no mês de Julho (-1,6 por cento).

Em Agosto, o volume de negócios nos Serviços face a Julho caiu 13 por cento (-16,3 por cento em Agosto de 2008), enquanto que a variação média nos 12 meses a terminar em Agosto foi de -10,7 por cento, inferior em 0,5 pontos percentuais à verificada em Julho.

O emprego nos Serviços registou em Agosto uma baixa homóloga de 2,9 por cento (-2,6 por cento em Julho).

Os contributos mais influentes para a variação do índice total do Emprego foram as secções de Comércio por Grosso; Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos e a secção de Alojamento, Restauração e Similares com quebras de um ponto percentual e de nove pontos percentuais, respectivamente, consequência de taxas de variação de -3,7 e -4 por cento, respectivamente.

Em Agosto, o emprego nos Serviços registou uma variação mensal face a Julho de -0,6 por cento, contra -0,3 por cento em Agosto de 2008.

A variação média do emprego nos Serviços durante os últimos 12 meses (a terminar em Agosto) foi de -1,7 por cento, menos 0,3 pontos percentuais ao verificado em Julho.

As Remunerações nos Serviços em Agosto diminuíram 1,3 por cento face ao período homólogo de 2008 (-1,2 por cento em Julho).

A variação deste índice agregado foi determinada pelo Comércio por Grosso; Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos (-3,4 por cento) e Transportes e Armazenagem (-4,3 por cento), contribuindo com -1 e -0,9 pontos percentuais, respectivamente

Já a secção Alojamento, Restauração e similares apresentou o contributo positivo mais forte (0,5 pontos percentuais.

Na rubrica Horas Trabalhadas, o volume de trabalho nos Serviços diminuiu em Agosto 1,6 por cento em termos homólogos (-3,2 por cento em Julho), tendo o maior contributo sido da secção de Alojamento, Restauração e similares com 0,8 pontos percentuais, em resultado de uma variação de -3,4 por cento

A variação mensal foi de -8,8 por cento (-10,2 por cento em Agosto de 2008), enquanto que a variação média dos últimos 12 meses foi de -1,8 por cento, mais 0,1 pontos percentuais que a verificada em Julho.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos