Economia

V Bienal de Turismo Rural Atlântico

  • 8 de Outubro de 2009
  • 241 Visualizações, Última Leitura a 21 Outubro 2017 às 00:13
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A vila das Velas em S. Jorge irá receber, de 15 a 17 de Outubro, a V Bienal de Turismo Rural Atlântico Açores.

Uma organização da Associação de Casas dos Açores, o seu presidente Gilberto Vieira define este certame como “um ponto de encontro e de discussão de pontos comuns, onde procuramos criar uma massa de pressão sobre as entidades para que compreendam melhor os nossos problemas ”. Paralelamente à Bienal realiza-se a Assembleia-geral da Associação.

Para além de funcionar como ponto de encontro, a Bienal tem recebido ao longo de todas as edições convidados do exterior, uma oportunidade para os agentes locais aprenderem “ com a sua experiencia, conhecimento e conselhos”, afirma Gilberto Vieira.

Entre os vários temas em discussão durante os três dias de Bienal, está a qualidade de oferta em termos de turismo rural no Arquipélago.

Para Gilberto Vieira, o nível da oferta “é a nossa grande preocupação, acrescida a partir do momento que o sector registou um grande crescimento nos últimos anos”. O responsável recorda que a Associação de Casas dos Açores criou a marca de qualidade com classificação própria, e procura nestes encontros trazer sempre personalidades ligadas ao ambiente e à ecologia para “com conselhos simples e práticos nos ajudarem a melhorar”.

O dirigente destaca igualmente o trabalho que a organização que preside leva a cabo junto dos seus associados para que estes “coloquem todos os seus esforços na melhoria dos seus produtos, sempre com uma visão de desenvolvimento sustentado.”

Turismo rural, o futuro

Questionado sobre se o turismo rural é o caminho a seguir para o turismo nos Açores, Gilberto Vieira afirma que essa “foi sempre a nossa grande aposta”.

O responsável questiona a criação de unidades hoteleiras convencionais na região, deixando no ar um desafio para que se analise “a situação financeira destas unidades e das de turismo em espaço rural”.

Programa

O certame terá abertura oficial a 15 de Outubro pelas 9h30 com uma intervenção a cargo de Vasco Cordeiro, secretário regional da economia.

Segue-se, a partir das 11h00, a discussão da temática “Um Olhar para Dentro”, moderada por Carlos de Bulhão Pato com as intervenções de Pierluigi Bragaglia, “Todos os trilhos acabam no mar”, Pedro Medeiros, “Genealogia – Regresso às origens” e Sérgio Rezendes, “A fortificação da Idade Moderna nos Açores: os casos de São Miguel, Terceira e São Jorge”.

Dia 16 de Outubro, a partir das 9h30 tem lugar a discussão “Qualidade da oferta” moderado por Miguel Cymbron, director regional de turismo, com a participação de Tiago Figueiredo “Avaliação do projecto de qualidade das Casas Açorianas”, Luísa Terra “Pocinhobay “e Luísa Valério “A Quinta da Mó”.

Ainda da parte da manha terão lugar intervenções subordinadas ao tema “Um olhar para fora”. Com moderação de Frederico Cardigos, director regional do ambiente, irão intervir Joaquim Mealha, “O papel do turismo nas comunidades rurais”, Carlos Fernandez, “Turismo rural nas Canárias: Desafios e perspectivas, uma década depois”, Antonio San Blas, “A Reserva da Biosfera de La Palma” e o neo-zelandês Herb Christophers “Turismo e conservação”.

Da parte da tarde, o tema será a “Animação Turística”, com intervenções de Nilton Nunes “Apresentação da Cume 2351 Outdoor Experiences”, Pedro Freire “O papel das empresas de animação”, Bruno Sérgio “Os Açores como destino de mergulho”, Filipe Ávila “Casa d' Ávilas”, Laurens Steijn  “Turismo de Observação de aves”,  Eva Almeida Lima “Vulcanologia” e  Raquel Martins  “A rede de percursos pedestres recomendados dos Açores”.

A sessão de encerramento terá lugar Às 18h00, presidida por Miguel Cymbron.

O ultimo dia da Bienal é consagrado a diversas actividades ao ar livre onde se inclui um passeio pedestre entre as Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres, um workshop de observação de aves e um torneio de golfe rústico, terminando com um jantar às 21h00.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos