Economia

Rede regional abastece carros eléctricos em 2013

  • 8 de Outubro de 2009
  • 207 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2017 às 00:31
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A rede regional de abastecimento de viaturas eléctricas deve estar implantada em todas as ilhas até 2013, por orientação política e iniciativa do Governo Regional.

Em 2010 será a fase de experiências, em 2011/12 a fase de expansão e em 2013 a fase de consolidação, disse ao DI Cabral Vieira, director regional de Energia.

O Governo Regional está a negociar com a EDA as condições de instalação das tomadas de recarga rápida e lenta. Após concluída esta fase, começarão as negociações para a constituição de parcerias com entidades privadas.

Segundo Cabral Vieira, introduzir as viaturas eléctricas nos Açores em larga escala é uma prioridade estratégica da Região para diminuir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes.

Mesmo que a autonomia das viaturas seja de 160 quilómetros (como as que começam a surgir no mercado), Vieira entende que se trata de “uma excelente autonomia” para as nossas ilhas.

CONSUMIR À NOITE

Esta autonomia, cruzada com a dimensão (pequena) das ilhas, permite mesmo atingir outro objectivo regional, que é, segundo Cabral Vieira, transferir o consumo de energia para o período nocturno. No caso, o consumo nocturno poderá acontecer na própria residência do proprietário da viatura, que circulará durante o dia com os tais 160 quilómetros de autonomia e aproveitará a noite para uma recarga lenta.

Para que esta solução caseira seja apelativa, Cabral Vieira está a negociar um desconto automático de 50 por cento na energia consumida no período nocturno nos Açores. Assim, pensa o governante, será possível não só incentivar a recarga de viaturas, como promover o funcionamento nocturno de electrodomésticos como máquinas de lavar, secar e outras.

O desconto nocturno de 50 por cento já existe, mas só é concedido no final de um processo burocrático que Vieira quer eliminar, como o considerar “desmotivador”.

Entretanto, a Região está a negociar com Lisboa a harmonização dos modelos de carros eléctricos a utilizar em todo o território nacional.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos