Economia

Aposta no turismo continua a ser estratégia válida

  • 28 de Setembro de 2009
  • 186 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 07:00
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Apesar da crise económica internacional, o sector turístico regional conseguiu manter uma boa resposta e, portanto, bons resultados. A opinião é da Associação Regional de Turismo que promoveu mais um Dia Mundial do Turismo.

O Dia Mundial de Turismo celebrou-se ontem e a Associação Regional de Turismo (ART) assinalou a data com o “Catch Angra”, uma actividade de geocaching cultural que teve lugar em Angra do Heroísmo, ao passo que a Delegação de Turismo da Terceira celebrou a efeméride com a distribuição de uma lembrança alusiva a todos os hóspedes das unidades hoteleiras daquela ilha.

A actividade de geocaching foi gratuita e aberta a toda a população, tendo decorrido durante toda a tarde, a partir da Pousada de S. Sebastião.

O geocaching pode ser definido com “uma caça ao tesouro dos tempos modernos” em que os participantes procuram pistas espalhadas pela cidade através de georeferências tendo como ajuda um aparelho de GPS.

Ao descobrirem cada ponto os participantes terão à sua espera um desafio a cumprir, sendo que no final a soma de todas as actividades e pistas descobertas dará o resultado final de cada equipa.

José Toste, director executivo da ART, destaca a grande expansão a nível mundial do geocaching, razão pela qual a Associação decidiu dá-lo a conhecer à população para celebrar o Dia Mundial do Turismo, sendo para mais uma actividade que “ irá permitir aos turistas que participarem ficarem a conhecer Angra enquanto jogam”.

O “Catch Angra” faz parte do Programa de Actividades de Animação Turística 2009 para a Ilha Terceira, que até dia 5 de Outubro irá realizar por toda a ilha actividades como observação de cetáceos, trilhos pedestres, baptismos de mergulho, pesca desportiva, entre outras.

Promoção em tempo de crise

Numa altura que se celebra o dia mundial do sector, o director executivo da ART fala dum 2009 em quebra, mas com resultados de que “ atendendo à conjuntura económica, nos podemos dar por satisfeitos”.

O dirigente realça o surgimento de novas unidades hoteleiras e empresas com novidades em termos de oferta turística para o Grupo Central, sinal que os agentes do sector continuam a investir e a apostar em melhorar a qualidade da oferta, refere o dirigente.

Quanto ao futuro, a ART irá no início de Outubro ao Canadá participar numa feira para agentes de viagens, uma oportunidade para “nos promovermos no mercado da saudade e ficarmos a conhecer o mercado e aquilo que os Açores poderão oferecer aos norte-americanos”, antevê José Toste.

Fundamental na estratégia da ART é também a participação em eventos com a Bolsa de Turismo de Lisboa onde segundo o seu director geral “ o contacto com operadores turísticos é a grande vantagem, podermos mostrar aos profissionais do ramo as condições que o Grupo Central pode oferecer em termos de oferta turística”.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos