Economia

INE confirma crescimento de 0,3 por cento no segundo trimestre

  • 8 de Setembro de 2009
  • 199 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 15:36
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que Portugal saiu da recessão no segundo trimestre, com a economia a crescer 0,3 por cento face ao trimestre anterior.

Este crescimento de 0,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) contribuiu para a diminuição em 3,7 por cento da economia no segundo trimestre, face à queda de 4 por cento nos primeiros três meses deste ano.

O INE refere que esta diminuição esteve associada ao "forte contributo negativo da procura interna", com uma quebra de 4,6 por cento, mais acentuada que o recuo de 3,7 por cento registado no primeiro trimestre.

O INE revê, por outro lado, em baixa, a queda do Produto Interno Bruto nos primeiros três meses deste ano, uma vez que tinha previsto, em Junho, uma queda de 3,7 por cento de Janeiro a Março deste ano. Agora, o valor passou para os 4 por cento negativos. Isto aconteceu, explica o INE, devido a à recepção de "nova informação de base relativa ao comércio internacional de bens".

O consumo privado diminuiu 1,0 por cento e o investimento caiu 19,4 por cento, em termos homólogos.

Na comparação com o primeiro trimestre, o PIB registou uma subida de 0,3 por cento, deixando a evolução negativa registada no trimestre precedente, quando tinha caído 1,8 por cento.

O INE explica que o comportamento apresentado na procura interna resultou "em larga escala" do desempenho do investimento, que agravou a quebra de 15,7 por cento do primeiro trimestre.

O consumo privado registou uma melhoria, ao diminuir 1,0 por cento, contra a descida de 1,5 por cento dos primeiros três meses.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos