Economia

Economia da zona euro sofre contracção de 0,1% no segundo trimestre

  • 2 de Setembro de 2009
  • 179 Visualizações, Última Leitura a 21 Setembro 2017 às 14:14
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A economia da zona euro sofreu uma contracção de 0,1 por cento no segundo trimestre, em comparação com o trimestre anterior, prejudicada pela quebra nos investimentos, confirmou hoje o Eurostat.

Segundo o instituto de estatísticas europeu, este é o quinto trimestre consecutivo em que o produto interno bruto (PIB) recua na zona euro, mas a um ritmo muito mais lento quando comparado com a contracção histórica de 2,5 por cento registada no primeiro trimestre.

Os números são mais negativos quando comparados com o trimestre homologo de 2008, representando um recuo de 4,7 por cento do PIB depois da contracção de 4,9 por cento no primeiro trimestre do ano.

As primeiras estimativas do Eurostat para o segundo trimestre apontavam para uma quebra de 4,6 por cento em comparação com o período homólogo de 2008, resultado ligeiramente mais positivo do que o registado.

Para o conjunto da União Europeia, o PIB sofreu uma contracção de 0,2 no segundo trimestre (comparado com trimestre anterior), uma décima superior às expectativas do Eurostat, e 4,8 por cento quando comparado com período homologo de 2008.

A contracção da actividade económica europeia é explicada por um recuo significativo no volume de investimentos, tendo registado uma quebra de 1,3 por cento na zona euro e de 1,9 por cento na União Europeia.

As exportações também sofreram uma quebra na ordem dos 1,1 por cento na zona euro, 1,5 por cento na União Europeia, mas as importações baixaram mais ainda, 2,8 por cento tanto na zona euro como no conjunto da União Europeia.

Positivo esteve o consumo das famílias, que encerrou o semestre com uma alta ligeira de 0,2 por cento na zona euro (sofreu uma quebra de 0,5 por cento no primeiro trimestre) e manteve-se estável no conjunto dos 27 (sofreu uma quebra de 0,5 por cento no primeiro trimestre).

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos