Economia

Quantidade de resíduos enviados para o exterior tem vindo a aumentar

  • 1 de Setembro de 2009
  • 196 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 01:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Região Autónoma dos Açores tem vindo a aumentar nos últimos anos a quantidade de resíduos que envia para o exterior, reduzindo o passivo ambiental e a deposição em aterro.

O aumento mais significativo, segundo dados oficiais hoje divulgados em Ponta Delgada pelo governo regional, ocorreu nos resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, com um crescimento de 448 por cento em 2008.

No ano passado foram enviadas para o exterior 499 toneladas destes resíduos.

Por outro lado, os oito centros de recepção de pneus usados existentes nos Açores recolheram 1.614 toneladas em 2008, o que representa um crescimento de 52 por cento relativamente ao ano anterior.

As melhorias foram também registadas ao nível dos medicamentos fora de prazo, tendo 43 farmácias açorianas recolhido, cerca de cinco toneladas no ano passado, o que se traduziu num aumento de 47 por cento relativamente a 2007.

Os dados oficiais indicam ainda que, em 2007 e 2008, foram enviadas para o exterior cerca de 1.600 toneladas de óleos minerais usados.

Os resíduos são recolhidos nos Açores e enviados para unidades de valorização no continente, já que o seu volume e as tecnologias disponíveis no arquipélago ainda não permitem viabilizar a instalação destas unidades na região.

O executivo regional tem vindo, no entanto, a estimular a implementação de projectos privados nesta área, desde que sejam respeitadas as regras ambientais e sejam financeiramente sustentáveis.

A quantidade de resíduos que os Açores enviam para o exterior deverá continuar a aumentar este ano, na sequência da publicação de uma portaria de apoio ao transporte de resíduos, recentemente publicada pela Secretaria Regional do Ambiente.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos