Economia

Sector leiteiro afectado pela crise

  • 27 de Agosto de 2009
  • 189 Visualizações, Última Leitura a 19 Outubro 2017 às 02:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O deputado europeu Luís Paulo Alves, eleito pelo PS, iniciou hoje uma ronda de reuniões com organizações do sector leiteiro nos Açores, numa tentativa de conhecer as suas preocupações face à actual crise do sector.  “O sector leiteiro é um dos mais afectados na Europa pela actual crise, a situação pode ser dramática e exige respostas à altura”, afirmou Luís Paulo Alves, em declarações à Lusa em Ponta Delgada.

Na perspectiva do eurodeputado socialista açoriano, “as medidas defendidas pela Comissão Europeia são manifestamente insuficientes” para ultrapassar o problema.

“É preciso tirar do sufoco os produtores de leite, cuja capacidade de resistência vai diminuindo todos os dias, porque eles recebem menos do que o que têm que gastar”, alertou.

Para “medir o pulso” aos diversos parceiros da fileira do leite, Luís Paulo Alves esteve ontem reunido com a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.

A ronda de encontros prossegue hoje com a Federação Agrícola dos Açores e a Cooperativa Unileite, culminando no dia seguinte com um encontro com o secretário regional da Agricultura, Noé Rodrigues.

Com estes encontros, o eurodeputado açoriano pretende recolher dados que lhe permitam assumir a defesa do sector nas reuniões que terão lugar no início de Setembro.

A 1 de Setembro reúne a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu e a 7 de Setembro decorre uma reunião do Conselho de Ministros da Agricultura. Para Luís Paulo Alves, a inversão do actual quadro no sector leiteiro passa por “mais instrumentos de regulação dos mercados e não pela trajectória liberalizadora que a Comissão Europeia defende”.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos