Economia

São Mateus explora potencialidades do mar

  • 18 de Agosto de 2009
  • 191 Visualizações, Última Leitura a 25 Setembro 2017 às 04:29
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Obras de requalificação do porto de pescas inaiguradas ontem.

As obras de requalificação do Porto de Pescas de São Mateus foram inauguradas ontem, apesar de nem todas as valências se encontrarem em funcionamento. As obras, que representam um investimento superior a nove milhões de euros, incluíram o reforço do molhe e o seu prolongamento, a construção de um contra-molhe e de um espigão de 25 metros e a instalação de estruturas marítimas, que “trouxeram excelentes condições de tranquilidade no interior da marina”, de acordo com o presidente do Governo Regional.

O Porto de Pescas, que se assume agora como um dos mais modernizados da Região, contou ainda com um terrapleno renovado, um corredor de lazer, entre outros equipamentos, como uma grua de 16 toneladas e um pórtico de varagem de 75.

Serão também instalados no local serviços ligados ao Clube Náutico e à Administração Regional. Uma medida que para Carlos César cria “maior proximidade aos pescadores”. No total, o porto conta agora com mais 570 metros de espaço disponível para a atracagem de embarcações de pesca.

“São Mateus reforça assim, na Terceira e nos Açores, a sua condição de pólo de desenvolvimento piscatório e económico”, sublinhou Carlos César, acrescentando que a freguesia foi alvo, na última década de intervenções que garantiram mais qualidade a diversos níveis, desde a habitação, à arquitectura e ao desenvolvimento social.

O governante salientou ainda o papel da população local, que elogiou como “laboriosa, empolgada e orgulhosa da sua freguesia”. Carlos César disse mesmo que não seria possível desenvolver a localidade sem a colaboração dos habitantes de São Mateus.
O presidente do Governo Regional defendeu a continuação da aposta no sector das pescas, que o governante considera “essencial e estruturante para o nosso modelo de desenvolvimento”. César apelou ao reforço da capacidade produtiva e exportadora, que representa o rendimento de largos milhares de famílias na Região.

O presidente do executivo defendeu, ainda, a celebração de um pacto regional para o sector das pescas, envolvendo os pescadores, as associações, o Governo regional e o Governo da República, para promover o desenvolvimento sustentado da actividade e fazer valer os interesses regionais junto da União Europeia. 

PORTO TEM OUTRAS VALÊNCIAS PARA ALÉM DA PESCA

Desenvolvimento da freguesia passa pela aposta no turismo.

Apesar do principal intuito da obra se centrar na melhoria de condições de trabalho para os muitos pescadores da freguesia, a infra-estrutura visa também explorar outras actividades.

Na inauguração Carlos César salientou que o porto pode dinamizar várias actividades na freguesia. Apesar da pesca ocupar um lugar pioneiro na utilização do espaço, o presidente do Governo Regional frisou ainda as potencialidades do local para actividades “marítimo-turísticas e desportivas”.

Condições que o presidente do executivo acredita poderem contribuir “para o desenvolvimento turístico e cultural da freguesia e para a melhoria do rendimento dos pescadores”.

Também o presidente da Junta de Freguesia de São Mateus defende um maior aproveitamento dos recursos físicos da localidade, através da exploração de outras actividades ligadas ao mar.

O Porto de Pescas é um dos projectos que fará parte do roteiro turístico que a Junta de Freguesia está a desenvolver. A ideia é criar um percurso ao longo de toda a freguesia, para que o turista possa explorar várias actividades dentro da localidade.

Para além de uma passagem pelo Porto de Pescas de São Mateus, que ocupa um lugar central na freguesia, o roteiro inclui ainda um passeio à beira-mar até à Igreja Velha, visitas às tradicionais quintas   e aos vários fortes de São Mateus ou ainda ao Biscoitinho, a primeira zona habitacional dos pescadores.  

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos