Economia

Pescadores de conserveira em São Jorge recebem a prestações

  • 11 de Agosto de 2009
  • 176 Visualizações, Última Leitura a 17 Outubro 2017 às 23:08
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente do conselho da administração da Lotaçor, Luís Fernandes, garante que os pescadores de atum da fábrica Santa Catarina, que tem salários em atraso de 2008, vão receber as últimas duas tranches em Agosto e Setembro.

Em declarações ao Açoriano Oriental, Luís Fernandes admite que a situação herdada da conserveira sedeada em São Jorge era complicada, com um passivo de 8 milhões de euros, a par de atrasos nos vencimentos dos trabalhadores da fábrica e pescadores, e ainda pagamento a fornecedores.

Com efeito, de tal modo era aflitiva a situação da Santa Catarina que este ano o Governo Regional chamou a si o processo de recuperação económica, que passou pela assunção da respectiva responsabilidade patrimonial e de gestão.

A intervenção pública visou garantir a reposição de vencimentos em atraso, a manutenção de mais de 120 postos de trabalho e a sobrevivência de uma unidade industrial importante para a ilha de São Jorge. Luís Fernandes garantiu ao Açoriano Oriental que os vencimentos dos trabalhadores da fábrica e os pagamentos a fornecedores "estão em dia" e que o mesmo vai acontecer com os catorze pescadores da embarcação Mestre Afonso. "Só começámos a analisar a situação dos barcos em Abril.

Aí percebemos que também havia vencimentos em atraso de 2008. Foi então estabelecido um plano de pagamento faseado por três tranches de 13.600 euros, portanto estamos a falar de um montante global de cerca de 41 mil euros.

A primeira tranche foi paga em Abril, a segunda será saldada até ao final deste mês e a última em Setembro", explicou.

"Na presente campanha os vencimentos referentes ao valor do pescado descarregado em lota é pago no fim do mês, enquanto os vencimentos relativos ao pescado destinado à indústria aguardam pagamento", acrescenta.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos