Economia

Graciosa prejudicada com más acessibilidades

  • 7 de Agosto de 2009
  • 202 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 05:46
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os empresários da Graciosa estão preocupados com a falta de lugares nos aviões e os problemas nas ligações marítimas e temem que o número de turistas que vão deslocar-se à ilha para assistir às festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que começam hoje na Vila de Santa Cruz, seja inferior ao registado em anos anteriores.

O presidente do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Carlos Brum, salienta que “alguns empresários tentaram organizar pacotes turísticos para promover as festas e a Ilha mas que se revelaram impraticáveis porque simplesmente não há lugar nos aviões e o barco não tem ligações adequadas às necessidades dos turistas”.

De acordo com Carlos Brum, trata-se de uma situação que vai trazer “prejuízos avultados principalmente na época das festas, uma altura em que a ilha Graciosa recebia um grande fluxo de turistas”.

Considera que é preciso ter em conta que “o mercado é cada vez mais exigente e competitivo, os acessos ponto a ponto são a melhor alternativa”.

Tendo em conta essa realidade, os empresários graciosenses defendem a realização de ligações marítimas de ponto a ponto de modo a que os turistas possam deslocar-se à “ilha Branca” por períodos de três ou quadro dias.

“Não é compreensível que o navio mais rápido se concentre nas ligações do grupo Oriental, e não seja destacado para o grupo Central onde se encontra o maior agrupamento de ilhas, permitindo assim o aumento de toques em cada uma das ilhas”, refere Carlos Brum. Para o representante dos empresários gracionsenses, “neste momento, no mês de Agosto e já com a operação das duas embarcações, os horários não permitem potenciar o turismo nas ilhas Graciosa e São Jorge”.

Numa análise realizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo é constatado que a ilha de Santa Maria consegue captar fluxos turísticos directos de São Miguel com pacotes de duas ou quatro noites 14 vezes no mês de Agosto, a Graciosa apenas consegue captar fluxos turísticos directos da Terceira oito vezes, enquanto São Jorge não consegue uma única vez.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos