Economia

Valor total das novas encomendas baixou 27,7% no 2º trimestre do ano

  • 6 de Agosto de 2009
  • 161 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 23:27
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

No segundo trimestre do ano, o valor total das novas encomendas recebidas na indústria baixou 27,7 por cento face ao período homólogo de 2008, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Essa variação negativa representou 10,1 pontos percentuais (pp) abaixo do resultado observado no trimestre terminado em Maio (Março, Abril e Maio), o qual havia registado uma baixa de 17,6 por cento, adiantou o INE.

Segundo INE, este resultado foi determinado por comportamentos semelhantes tanto no mercado nacional como no mercado externo, ou seja, queda nas encomendas recebidas.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2009 (no qual a taxa de variação homóloga havia sido de - 16,4 por cento), este resultado representa um agravamento de 11,3 pp.

Todos os grandes agrupamentos industriais mantiveram taxas de variação homóloga negativas, sendo o contributo da área de Bens Intermédios (-17,8 pontos percentuais, associado a uma variação homóloga de - 33,2 por cento) o mais influente para o índice agregado.

O sector Bens de Investimento registou um contributo de menos oito pp, e variação homóloga de -23,2 por cento, enquanto que o de Bens de Consumo apresentou uma taxa de variação homóloga de -15,6 por cento, e 4,4 pontos percentuais superior ao valor registado no trimestre terminado em Maio.

Em termos de mercado nacional, em Junho, o valor das novas encomendas recebidas na Indústria diminuiu 23,3 por cento (-14,3 por cento em Maio) e -13,7 por cento no primeiro trimestre de 2009).

Nesta rubrica, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram taxas de variação homólogas negativas.

No mercado externo, em Junho, as encomendas baixaram 31,7 por cento, o que agravou em 11,1 pp e 12,9 pp face aos resultados observados em Maio e no primeiro trimestre, respectivamente.

Também nesta rubrica verificaram-se taxas de variação homóloga negativas em todos os agrupamentos industriais.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos