Economia

Navio Viking ainda em Inglaterra a aguardar melhoria condições meteorológicas - Atlanticoline

  • 29 de Julho de 2009
  • 208 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 00:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O navio Viking continua atracado no porto inglês de Falmouth, a aguardar a melhoria das condições climatéricas, não sabendo ainda a Atlânticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo entre as ilhas açorianas, quando chegará a Ponta Delgada.

"O navio está a aguardar a melhoria das condições meteorológicas que se fazem sentir naquela zona do Sul de Inglaterra", disse hoje à Lusa António Raposo, presidente da Atlanticoline.

O Viking foi obrigado sexta-feira a atracar no Porto de Falmouth, quando se dirigia de Liverpool para Ponta Delgada, devido a "uma avaria num dos compartimentos de proa", que terá sido "provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação".

Segundo António Raposo, o navio "está reparado e pronto para iniciar viagem", o que acontecerá logo que as condições meteorológicas o permitam, pelo que a empresa não pode ainda estimar a data prevista para a chegada aos Açores.

António Raposo esclareceu ainda à Lusa as dúvidas que surgiram sobre o aluguer do Viking, confirmando notícias divulgadas nos Açores, segundo as quais o fretamento do navio à Steam Packet teria sido feito pela empresa privada Transinsular.

"O Viking foi fretado pela Atlânticoline à Transinsular porque entendemos ser essa a solução mais vantajosa e preferível", afirmou, sem adiantar mais pormenores.

Construído em 1997, em Itália, o Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, dispondo de capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.

O navio deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data teve que ser adiada para 11 de Julho devido a atrasos nas obras de adaptação aos portos açorianos.

Posteriormente, um acidente com o piloto que deveria trazer o navio de Liverpool para Ponta Delgada obrigou a novo adiamento do início da operação, para 13 de Julho.

Esta data acabou também por não ser cumprida devido à descoberta de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso, quando o Viking estava a ser abastecido em Liverpool para iniciar a viagem para os Açores.

Resolvido este problema, o navio iniciou a viagem, mas teve que a suspender pouco depois da largada devido a uma avaria num compartimento de proa, aguardando agora que as condições meteorológicas permitam a sua viagem para Ponta Delgada.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos