Economia

Avaria no Viking reparada, navio pronto para iniciar viagem - Atlanticoline

  • 27 de Julho de 2009
  • 229 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 04:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Atlanticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo entre as ilhas açorianas, assegurou hoje que o incidente ocorrido sexta-feira com o Viking não implicará alterações nos horários previstos, mas não revelou quando o navio chegará a Ponta Delgada.

“O incidente não irá provocar qualquer alteração dos horários ou modificação do planeamento previsto para a utilização do navio Viking na operação de transporte marítimo inter-ilhas”, revelou a empresa, num comunicado enviado à Lusa.

A posição da empresa surge depois do navio ter sido obrigado sexta-feira a atracar no Porto de Falmouth, no sul de Inglaterra, quando se dirigia de Liverpool para Ponta Delgada.

Na altura, a Atlanticoline revelou que tinha sido “detectado um sinal de alerta no painel de instrumentos”, acrescentando agora que se tratou de “uma avaria num dos compartimentos de proa, provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação”.

Segundo a empresa, esta avaria, “que nunca colocou em risco a navegabilidade do navio”, foi reparada no sábado, encontrando-se o Viking pronto para iniciar a viagem com destino a Ponta Delgada.

A largada de Falmouth depende apenas da melhoria das condições atmosféricas que se fazem sentir naquela zona de Inglaterra, o que impede a empresa de adiantar a data prevista para a chegada do navio aos Açores.

O Viking deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data teve que ser adiada para 11 de Julho devido a atrasos nas obras de adaptação aos portos açorianos.

Posteriormente, um acidente com o piloto que deveria trazer o navio de Liverpool para Ponta Delgada obrigou a novo adiamento do início da operação, para 13 de Julho.

Esta data acabou também por não ser cumprida, devido à descoberta de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso, quando o Viking estava a ser abastecido em Liverpool para iniciar a viagem para os Açores.

Resolvido este problema, o navio iniciou a viagem, mas teve que a suspender pouco depois da largada devido a uma avaria num compartimento de proa, agora resolvido.

Construído em 1997, em Itália, o Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, dispondo de capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.

Enquanto se aguarda a chegada deste navio, a operação de transporte marítimo entre as ilhas dos Açores tem sido assegurada desde meados de Maio pelo Express Santorini, com 117 metros de comprimento.

Este navio apenas atinge uma velocidade máxima de 19,5 nós, tendo capacidade para transportar 650 passageiros e 120 viaturas.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos