Economia

Navio Viking atraca em Fallmouth, quando seguia viagem para Ponta Delgada, depois de detectado "sinal alerta"

  • 24 de Julho de 2009
  • 271 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 16:33
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O navio Viking, em viagem para os Açores para reforçar a operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas, vai atracar no porto de Fallmouth, depois de "detectado um sinal de alerta no painel de instrumentos".

O Viking, o segundo navio para o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas açorianas, tinha saído quinta-feira à tarde do porto de Liverpool, no Reino Unido, e a sua chegada a Ponta Delgada estava prevista para este fim-de-semana.

António Raposo, presidente do conselho de administração da Atlanticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas, adiantou à Agência Lusa que o comandante do navio reportou uma "situação anómala", daí que "foram dadas orientações para o Viking aportar ao porto mais próximo", neste caso Fallmouth.

Segundo António Raposo, o navio vai atracar em Fallmouth para que seja apurado "qual o problema em causa e o seu tempo de reparação".

O último atraso com a operação do Viking foi provocado pela descoberta há duas semanas de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso, quando o Viking estava a ser abastecido em Liverpool para iniciar a viagem para os Açores.

O Viking deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data teve que ser adiada para 11 de Julho devido a atrasos nas obras de adaptação aos portos açorianos.

Posteriormente, na sequência de um acidente com o piloto que deveria trazer o navio de Liverpool para Ponta Delgada, o início da operação foi novamente adiado para 13 de Julho, uma data que também acabou por não ser cumprida, devido à descoberta do problema no tanque de longo curso.

Construído em 1997, em Itália, o navio Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, com capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.

Já o Express Santorini, o outro navio que está a fazer a operação de transporte marítimo de passageiros, mede 117 metros, atinge uma velocidade máxima de 19,5 nós, tendo capacidade para 650 passageiros e 120 viaturas.


Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos