Economia

Energias renováveis em debate na Praia

  • 3 de Julho de 2009
  • 210 Visualizações, Última Leitura a 23 Agosto 2017 às 00:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A importância das energias renováveis vai estar em debate, a partir de hoje, na Praia da Vitória, até domingo.

Durante o dia de hoje terá lugar uma mesa redonda, presidida pelo presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, intitulada  “Micro Geração” de energia dos Açores.

Participam ainda na mesa redonda o administrador da EDA, Mário Mendes; da direcção regional da Energia, Adriana Moniz; o administrador delegado da ARENA, Nuno Domingues; o representante da empresa “Nextenergie”, João Santos, e o representante da empresa “Go 4 the Globe”, António Rino.

Amanhã, sábado, entre as 09h00 e as 16h30, decorre um seminário, por Jesué Morais.

As incrições disponíveis para o efeito eram 20 e encontram-se todas preenchidas.

No seminário serão discutidos temas como: recurso solar; tecnologia dos sistemas solares térmicos; tecnologia dos sistemas das células e módulos fotovoltaicos; aplicações fotovoltaicas; baterias de acumuladores; reguladores de carga; conversores DC/DA; inversores DA/DC; esquemas de sistemas fotovoltaicos; legislação aplicada à microprodução.

Para o domingo estão agendadas actividades que, segundo o presidente da Praia Ambiente, Paulo Messias, “visam promover a importância das energias não poluentes”.

A partir das 13h00 haverá um passeio de iate na baía,  entre as 13h00 e as 16h00, regata de “hobbie cats” e voos de parapente do Miradouro do Facho para o areal.

As actividades de domingo estão abertas a todos os interessados.

Europa investe

A Europa lançou um concurso de 140 milhões de euros para autocarros a hidrogénio, centrais eléctricas limpas e computadores portáteis verdes.

Com a publicação deste segundo concurso, da Iniciativa Tecnológica Conjunta, no domínio das pilhas de combustível e do hidrogénio, a Europa avança na exploração do potencial das pilhas de combustível, tecnologias baseadas no hidrogénio e na criação de um sistema energético mais limpo para o futuro. A investigação contribuirá para favorecer a utilização de autocarros a hidrogénio, bem como de veículos a pilhas de combustível.

O prazo para o concurso é até 15 de Outubro de 2009 e os projectos seleccionados para negociações contratuais serão anunciados em Março de 2010.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos