Economia

Economia portuguesa recuou 1,6% no primeiro trimestre - INE

  • 9 de Junho de 2009
  • 203 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 16:23
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A economia portuguesa recuou 1,6 por cento no primeiro trimestre do ano face aos últimos três meses de 2008, e 3,7 por cento face a igual trimestre de 2008, segundo os dados hoje divulgados pelo INE.

O Instituto Nacional de Estatística reviu negativamente a sua primeira estimativa para a variação de trimestre para trimestre do Produto Interno Bruto, divulgada a 15 de Maio, que apontava para uma contracção de 1,5 por cento.

A variação em cadeia do PIB do quarto trimestre de 2008 foi também revista mas em alta, para evidenciar um recuo de 1,8 por cento face ao trimestre anterior, inferior aos 1,9 por cento antes anunciados.

A diminuição de 3,7 por cento do PIB no primeiro trimestre, em termos homólogos, é explicada por uma aceleração da queda da procura interna, que recuou 5,1 por cento face ao trimestre anterior, em que caíra 0,8 por cento.

O recuo é essencialmente decorrente de uma forte contracção do investimento, que caiu 19,8 por cento, enquanto o consumo privado diminuía 1,7 por cento.

Em contrapartida, o contributo da procura externa líquida foi positiva, com uma progressão de 2 por cento face ao trimestre anterior (em que caíra 1,1 por cento), "em consequência sobretudo de uma redução muito intensa das importações", sublinha o INE.

Os números relativos ao comércio internacional apontam para uma quebra "expressiva" das importações e das exportações de bens e serviços no primeiro trimestre do ano, sublinha o INE.

As exportações caíram 20,8 por cento face a igual trimestre do ano anterior (contra os -8,8 por cento verificados nos três meses anteriores) e as importações recuaram 20,4 por cento (contra -4,7 por cento no trimestre anterior).

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos