Economia

Câmara do Comércio aposta em estratégias de internacionalização

  • 29 de Maio de 2009
  • 142 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2017 às 03:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e cerca de dezena e meia de empresários locais reuniram-se com os conselheiros comerciais da Polónia e República Checa, num encontro que visou dar a conhecer oportunidades de negócio nestes dois países, desenvolver parcerias e fomentar as relações bilaterais.

Josef Molata e Krzysztof Gieranczyk revelaram as oportunidades de negócios existentes nos seus países, as características destes mercados bem como os incentivos ao investimento oferecidos aos empresários.

Desta reunião saiu um acordo entre as partes para troca de informação directa entre a CCAH e estes países.

De acordo com Sandro Paim, presidente da CCAH, os mercados da Polónia e da República Checa oferecem oportunidades aos empresários locais “ na produção de mel e de flores, na área agro-alimentar temos alguma oportunidade para exportação de alguns produtos específicos da Região como a carne e no sector da construção civil e existem grandes oportunidades de negócio nestas paragens, embora seja uma área onde as nossas empresas, devido à sua pequena dimensão, só possam avançar inseridas em parcerias”.

O líder da CCAH realça que a aposta na internacionalização é um trabalho que a Câmara do Comércio tem vindo a fazer desde há algum tempo, lembrando os associados que “ nos tempos de maior contracção económica surgem as melhores oportunidades de negócio e os nossos empresários devem pensar a 10, 15 anos. Estamos a trabalhar para tentar amenizar o actual clima económico, mas cabe às empresas não deixar escapar oportunidades para melhorar a sua capacidade de exportação”.

No seguimento deste encontro a CCAH irá divulgar os seus resultados aos associados, estando prevista a realização de um inquérito mais alargado para aferir das reais possibilidades das empresas da Terceira, S. Jorge e Graciosa explorarem estes mercados europeus. Os resultados serão publicados numa publicação mensal dedicada à importação de produtos.
 
O trunfo do turismo
 
Neste encontro foram ainda abordadas hipóteses de investimento polaco e checo nos Açores.

Para Sandro Paim, a grande oportunidade para o Arquipélago está no sector do turismo. O responsável adianta que serão levadas a cabo acções de promoção do destino Açores nestes dois mercados que já registam alguns números em termos de visitantes, embora em número reduzido, afirma Sandro Paim.

“A SATA vai começar a voar da Madeira para Praga em breve, podemos potenciar a vinda para os Açores a partir dessa rota, ou através dos semanais entre Lisboa e estes dois países, o nosso trabalho passa por oferecer pacotes atractivos”.

Durante a sua estadia na Terceira os conselheiros comerciais tiveram ainda a oportunidade de visitar a Pronicol, a Geoterceira e o Clube de Golfe.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos