Economia

Aumento de passageiros nas ilhas

  • 25 de Maio de 2009
  • 274 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 19:13
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os aeroportos dos Açores “ultrapassaram” as restantes infra-estruturas nacionais geridas pela ANA-Aeroportos de Portugal, no que respeita ao aumento de tráfego de passageiros no mês de Abril, face ao mesmo mês de 2008.

De acordo com dados da ANA a que a Lusa teve acesso, enquanto que nos aeroportos de Lisboa e do Porto as subidas foram de 10,3 e 8,6 por cento, respectivamente, no arquipélago açoriano o aumento do tráfego de passageiros foi de 13 por cento.

O aeroporto de Faro, por sua vez, registou um decréscimo de 1,6 por cento, o que para a ANA realça “a quebra do mercado inglês, o principal emissor de tráfego para esta infra-estrutura”.

De um modo geral, o tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses subiu 7,6 por cento no mês de Abril, face ao mesmo mês de 2008, mas ainda é insuficiente para equilibrar a perda acumulada desde o início do ano.

No total, passaram pelos aeroportos portugueses no mês de Abril 2109064 passageiros, contra os 1960605 do mesmo mês do ano passado.

Os resultados obtidos pela ANA neste período são inversos aos da tendência europeia. A média registada em Abril numa selecção de aeroportos europeus escolhidos pela ANA - Atenas, Berlin(Tegel), Copenhaga, Dublin, Helsínquia, Istambul, Oslo, Praga, Roma (Fiumicino, Estocolmo, Viena, Varsóvia e Zurique - foi de menos 6,6 por cento.

Apesar dos números positivos de Abril, em termos acumulados, no período de Janeiro a Abril, registou-se uma quebra de 5,9 por cento (face ao mesmo período do ano passado) no número de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA.

De Janeiro a Abril deste ano passaram pelos aeroportos portugueses 6,4 milhões de passageiros, abaixo dos 6,79 milhões do mesmo período do ano passado.Em Março passado, em termos acumulados, verificou-se uma quebra de 11,3 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos