Economia

Índice de preços manteve em Abril variação homóloga negativa - INE

  • 20 de Maio de 2009
  • 194 Visualizações, Última Leitura a 21 Setembro 2017 às 10:40
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O índice de preços na Produção Industrial registou em Abril uma variação de -4,5 por cento face ao período homólogo de 2008, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No mês anterior a variação homóloga foi de -4 por cento, de acordo com o INE.

Segundo o instituto de estatística, a variação de Abril foi inferior em 0,5 pontos percentuais em relação a Março, adiantando o INE que tal variação negativa se deveu essencialmente à queda dos preços no grupo de fabricação de produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis.

Excluindo a divisão de fabricação de coque, petrolíferos refinados e aglomerados de combustíveis, a variação homóloga do índice agregado situou-se em -0,9 por cento (contra dois por cento em Março).

Segundo o INE, os principais contributos para a variação do índice total foram os agrupamentos de Energia e Bens Intermédios, respectivamente com -2,8 pontos percentuais e -1,6 pontos percentuais, decorrentes de taxas de variação homóloga de -9,4 e -5,8 por cento (-9,2 e -4,4 em Março).

Já na secção Indústrias Transformadoras, a taxa de variação homóloga foi de -6,6 por cento, inferior em 4,4 pontos percentuais à registada em Março.

A secção de Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou em Abril deste ano uma variação homóloga de 5,2 por cento, inferior em 1,2 pontos percentuais face à taxa registada em Março.

A secção de Captação, Tratamento e Distribuição de água, Saneamento, Gestão de resíduos e Despoluição registou uma variação de 5,7 por cento (6,9 por cento em Março), enquanto que na secção Indústrias Extractivas variação diminuiu 7,7 pontos percentuais face a Março, fixando-se em menos 0,2 por cento em termos homólogos.

Ainda segundo o INE, as variações mensal e média dos últimos 12 meses, foram de -0,1 e 2,4 por cento, respectivamente.

No caso específico das Indústrias Transformadoras, os preços diminuíram 0,1 por cento em termos mensais, e registaram uma variação média nos últimos a 12 meses de 1,8 por cento, um ponto percentual inferior a Março.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos