Economia

Preços em Portugal Continental aumentaram 0,2 por cento em Abril

  • 13 de Maio de 2009
  • 243 Visualizações, Última Leitura a 22 Setembro 2017 às 15:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os preços em Portugal Continental aumentaram 0,2 por cento em Abril, face a Março, enquanto a taxa de inflação homóloga se manteve em terreno negativo, recuando para 0,5 por cento, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE surgem em linha com as previsões de analistas ouvidos pela agência Lusa, que tinham antecipado uma variação mensal do Índice de Preços do Consumidor (IPC) entre os 0,2 e 0,3 por cento, reflectindo a subida dos preços dos combustíveis.

De acordo com o INE, "excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação do IPC foi de 0,9 por cento, idêntica à verificada no mês anterior".

Já a variação média dos últimos 12 meses diminuiu em Abril para 1,6 por cento, menos 0,3 pontos percentuais do que em Março.

Para o aumento de 0,2 por cento dos preços em Abril o INE diz terem contribuído "variações mensais positivas de preços na maioria das classes", mas destaca a registada na classe dos transportes: 1,4 por cento, mais 0,9 pontos percentuais do que em Abril de 2008.

Aqui, o instituto destaca o contributo dos combustíveis e lubrificantes.

A única classe onde os preços caíram de forma "relevante" para a variação do índice total foi a dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com um recuo de 0,5 por cento.

Já na taxa de variação homóloga, a classe dos transportes (que reflecte a redução dos preços dos combustíveis face a Abril de 2008) foi responsável pela contribuição negativa "mais significativa", acompanhada pela classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Ao nível das contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, destacam-se as classes dos restaurantes e hóteis, da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e dos bens e serviços diversos.

No mês passado, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português - que compara as taxas de inflação dos países europeus - teve uma variação homóloga de menos 0,6 por cento, idêntica à registada em Março e, segundo o INE, "1,2 pontos percentuais inferior à variação homóloga estimada pelo Eurostat para a área do Euro".

A variação mensal do IHPC registou uma variação mensal de 0,4 por cento e uma taxa de variação média dos últimos 12 meses de 1,6 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos