Economia

Indicadores avançados das perspectivas económicas de Março mostram "abrandamento profundo" mas a ritmo menor

  • 11 de Maio de 2009
  • 233 Visualizações, Última Leitura a 21 Outubro 2017 às 00:21
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os indicadores compostos avançados sobre as perspectivas económicas da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) hoje divulgados apontam para "um profundo abrandamento" em Março, embora a um ritmo menor.

Estes índices, reagrupados no chamado "índice sintético", mostram ainda "sinais possíveis de melhoras", ou pelo menos "sinais de uma pausa no abrandamento económico", em determinados países como a França, a Itália e o Reino Unido.

Na maioria do resto das grandes economias da OCDE, os indicadores compostos avançados "continuam a mostrar uma deterioração do ciclo de crescimento, mas a um nível menor", segundo o comunicado da organização.

O indicador para o conjunto dos 30 membros da OCDE caiu 0,1 ponto em Março para situar-se em 92,2 pontos (9,5 pontos abaixo do nível que tinha em igual mês do ano passado).

A queda de Março mantém, embora com menor amplitude, a tendência dos últimos meses, já que em Fevereiro foi de 0,4 pontos e em Janeiro de 0,7 pontos.

Fora da OCDE, "as perspectivas de crescimento continuam a deteriorar-se" salvo na China, país que mostra "sinais de uma pausa no abrandamento".

No que respeita aos Estados Unidos, o indicador composto avançado caiu 0,6 pontos em Março, em baixa de 11,8 pontos face a igual mês do ano passado.

Na zona euro, o indicador aumentou 0,2 pontos em Março, mas mantém-se 7,9 pontos abaixo do nível de há um ano, ou seja, "em forte abrandamento".

Por países, o Japão baixou 1 ponto, o Canadá e a Alemanha 0,4 pontos, a Índia 0,3, a Rússia 1,4 pontos e o Brasil 1,9 pontos.

Pelo contrário, o indicador aumentou 0,3 pontos no Reino Unido, 1,2 pontos na França, 1,7 na Itália e 0,9 pontos na China.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos