Economia

Electricidade geotérmica representa um quinto da energia produzida no arquipélago

  • 4 de Maio de 2009
  • 230 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 16:20
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A produção de electricidade geotérmica nos Açores representou mais de um quinto da produção total da Electricidade dos Açores (EDA) nos primeiros três meses deste ano, revelou hoje a empresa.

Segundo dados oficiais, entre Janeiro e Março, a produção geotérmica representou 21,2 por cento do total produzido pela EDA e 39,8 por cento da electricidade gerada em S. Miguel, a única ilha do arquipélago onde existe.

No final do primeiro trimestre deste ano, as energias de origem renovável representavam 29,2 por cento do total produzido pela EDA.

Nos primeiros três meses deste ano, comparativamente com igual período do ano passado, a produção de electricidade geotérmica nos Açores aumentou 0,5 por cento, mas a maior alteração registou-se na energia eólica, que cresceu 132,9 por cento.

Este aumento significativo resultou da entrada em funcionamento, em Julho de 2008, do Parque Eólico da Serra do Cume, na ilha Terceira.

Em sentido contrário, ocorreu uma quebra de 12,9 por cento na produção hídrica, justificado pela falta de chuva ocorrida neste período.

Por outro lado, a EDA revelou que o consumo de electricidade cresceu 0,2 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo um total acumulado de 184.744 MWh.

O sector do comércio e serviços representou 43,1 por cento do total do consumo de electricidade, enquanto o uso doméstico absorveu 35,6 por cento e o sector industrial 15,8 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos