Economia

Banco Central Europeu deverá voltar a descer taxas de juro em Maio

  • 27 de Abril de 2009
  • 235 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 01:12
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Dois dos membros do conselho de governadores do Banco central Europeu declararam que, no próximo mês, estão prontos para reduzir as taxas de juro e adoptar instrumentos de combate à recessão. E que na próxima reunião de 7 de Maio as taxas poderão ser reduzidas de forma moderada.

Os governadores do Banco da Bélgica, Guy Quaden, e da Holanda, Nout Wellin, prestaram declarações em Washington.

Quaden afirmou ontem a jornalistas que o conselho do BCE iria provavelmente reduzir as suas principais taxas de empréstimo na sua reunião de 7 de Maio próximo, além de adoptar “medidas não-convencionais”. Já Wellin declarou numa entrevista, no mesmo dia, que o banco está a considerar “um conjunto de opções”, incluindo uma forma de manter a taxa inalterada durante algum tempo, depois do corte do próximo mês. Ambos os governadores não deram pormenores sobre o grau da redução, quando a taxa se encontra no seu valor mais baixo – 1,25 por cento.

Joerg Kraemer, economista chefe do Commerzbank AG, previu um corte de 0,25 pontos percentuais no encontro de Maio. “A zona euro manter-se-á em recessão por mais algum tempo”, afirmou.

As dúvidas que se colocam são mais centradas sobre a dimensão do corte do que sobre o que acontecerá na reunião de Maio. O economista Axel Weber, que já foi presidente do Banco da Alemanha, não deveria cortar a taxa abaixo de um 1 por cento. Outros economistas defendem que o banco deveria manter a possibilidade de cortes mais pronunciados e sustentam a adopção de outras medidas.

Essas dúvidas não parecem ter tido os responsáveis da Reserva Federal dos Estados Unidos, que funciona como banco central, ou o Banco de Inglaterra. Ambas instituições colocaram já as suas taxas de juro próxima de zero por cento e estão a comprar títulos de dívidas de empresas e fo Governo para injectar dinheiro directamente na economia.

Actualmente a principal taxa de juro de referência do BCE encontra-se em 1,25 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos