Economia

Empresas com mais apoios para recorrerem ao crédito

  • 4 de Abril de 2009
  • 275 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 16:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente do Governo Regional, Carlos César, anunciou, quinta-feira à noite, um conjunto de medidas de combate às dificuldades provocadas pela crise económica internacional.

Carlos César referiu que o Governo Regional vai criar uma nova linha de apoio às empresas açorianas, no valor de 20 milhões de euros, destinada exclusivamente ao financiamento do pagamento entre empresas.

Tendo em vista a reestruturação dos endividamentos bancários das empresas, o executivo açoriano decidiu reforçar, com mais 40 milhões de euros, a linha de apoio já em vigor, através da qual, até agora, foram disponibilizados financiamentos no montante de 97 milhões de euros.

Durante uma intervenção na Assembleia Legislativa, no final dos debates sobre as Orientações de Médio Prazo e o Plano e Orçamento da Região para 2009, Carlos César revelou, também, que vai passar a ser feito o pagamento antecipado da totalidade dos subsídios ao investimento, de forma a evitar que as empresas paguem primeiro os investimentos realizados e só depois recebam os respectivos subsídios.

No sector da habitação, a anunciada compra, pelo Governo, de 390 habitações novas, disponíveis no mercado, para posterior venda em regime de propriedade resolúvel, num investimento superior a 35 milhões de euros, vai ser complementada com outras medidas.
Segundo o presidente do Governo Regional vai ser implementado “um novo, inovador e ambicioso programa irá proporcionar o financiamento, através de empréstimo, de 10 a 20% do valor total do custo de aquisição da habitação”, de forma a suprir financiamento que a banca deixou de contratar, ao mesmo tempo que se reduz, de forma efectiva, os encargos financeiros suportados pelas famílias.

Outra medida anunciada por Carlos César no parlamento açoriano foi a do financiamento, até 50 por cento, e durante períodos de cinco meses, do vencimento dos funcionários das empresas nas actividades económicas com sazonalidade, incluindo o comércio tradicional.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos