Economia

Portugal tem o preço médio por quarto mais baixo da Europa

  • 24 de Março de 2009
  • 293 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 14:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Portugal tinha o preço médio de quarto de hotel mais baixo na Europa, nos últimos três meses de 2008, de 77 euros, menos 12 por cento que em igual período de 2007, aponta um estudo hoje divulgado.

Os resultados do Hotel Price Index, um estudo realizado pelo Hotels.com, revelam que "Portugal tornou-se o país com média de preços de hotéis mais baixa, no contexto dos países europeus analisados, acompanhando a tendência de quebra registada no resto da Europa e do mundo".

A nível mundial, o preço médio de uma noite num quarto de hotel caiu 12 por cento e em Dezembro de 2008 estava apenas 1 por cento acima do nível de Janeiro de 2004, segundo o estudo.

A queda é de 10 por cento na Europa, abaixo dos 12 por cento registados nos EUA, e a explicação avançada relaciona-se com "a força da moeda contra muitas das outras moedas [que] significou que os preços pagos pelos quartos foram ainda mais baixos".

Todas as cidades portuguesas apresentaram uma descida nos preços reais pagos pelos clientes por noite, mas a hotelaria de Lisboa e Porto tem os decréscimos mais acentuados, de 10 por cento, refere a Hotels.com.

No quarto trimestre do ano passado, o preço médio praticado nos hotéis de Lisboa era de 90 euros, o montante mais elevado a pagar por alojamento em Portugal.

Albufeira é a cidade com os preços mais baixos, com a média a não ultrapassar 50 euros por quarto, por noite, menos 3 por cento que no quarto trimestre de 2007.

Além de Portugal, apresentam preços médios abaixo de 90 euros a República Checa (78 euros), Hungria (81 euros), Polónia (85) e Irlanda (89).

A hotelaria do Reino Unido é aquela onde os preços médios por noite mais caíram (24 por cento), para 116 euros, seguida da Noruega, com um recuo de 18 por cento, para 121 euros.

O presidente da Hotels.com, David Roche, citado numa informação da empresa defendeu que "os preços dos quartos caíram significativamente nos últimos três meses do último ano à medida que os gestores hoteleiros, em todo o mundo, cortaram nos valores para tentar ocupar os seus quartos".

"Enquanto no último Outono a América do Norte era o único continente a ver a média de preços de quartos cair, o Hotel Price Index mais recente demonstra que a reviravolta económica está agora a afectar os preços de hotéis em todos os continentes", acrescentou.

O estudo da Hotels.com baseia-se numa rede de cerca de 68 mil hotéis situados em mais de 12 mil locais em todo o mundo e tem em conta os valores pagos pelos consumidores e não os preços anunciados pelas unidades.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos